Metaverso é a nova fronteira tecnológica dos Tribunais de Contas

Ferramenta pode ter aplicações práticas na rotina do controle externo, avalia especialista

Quais as possibilidades de aplicação do Metaverso no quotidiano das cortes de contas brasileiras, especificamente como instrumento de comunicação? Esse foi o conteúdo da palestra da especialista em mídias digitais, Tania Vicente, na tarde desta terça-feira (14), durante o I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, em Florianópolis (SC). “Temos que entender que o Metaverso é o próximo passo da internet”.

A participação de Tania foi mediada pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Fernando Guimarães, e pelo jornalista da assessoria de comunicação da Atricon, Matheus Giglio. Segundo ela, os órgãos que atuam no controle externo não podem ficar de fora de uma tecnologia que está crescendo em ritmo exponencial, no mundo inteiro. E que tem aplicações em vários setores.

“O setor público pode se beneficiar de muitas situações”, sugere Tania. Uma delas é a simulação de treinamentos, reproduzindo situações reais, como desastres naturais, emergências médicas e outras situações críticas. O Metaverso pode ser usado para treinamento de servidores, para criar espaços virtuais onde os cidadãos possam se reunir, discutir e participar ativamente para tomar decisões políticas. Entre outros exemplos.

De acordo com Tania, existem, atualmente, 182 milhões de páginas no Metaverso, “uma nova dimensão virtual que oferece aos usuários uma experiência imersiva e interativa”. A previsão é que, até 2024, a nova ferramenta movimente US$ 800 bilhões em investimentos. As receitas estimadas deverão chegar a US$ 1 trilhão, sendo que 25% das pessoas deverão passar, pelo menos, uma hora por dia em algum ambiente do Metaverso, até 2026.

A ferramenta está perfeitamente alinhada com a chamada “web 3.0”, que confere aos usuários uma experiência mais imersiva, descentralizada e aberta. “São comunidades descentralizadas, baseadas em tecnologia blockchain, que permitem que os usuários se conectem e compartilhem informações de forma segura”, explica Tania. O acesso ocorre por óculos especiais ou pelo computador.

O presidente do TCE-PR lembrou que é importante avaliar a evolução das ferramentas virtuais. Há dez anos era lançado o Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Tribunais de Contas. O Promoex gerou um avanço das cortes no aspecto tecnológico, envolvendo, também, novas formas de comunicação com a sociedade. “Precisamos atualizar esses conceitos e o Metaverso gera muito interesse, nesse aspecto”, declarou o conselheiro Guimarães.