O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), irá palestrar durante a conferência de encerramento do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC). O evento, que acontecerá entre os dias 2 e 5 de dezembro, em Florianópolis (SC), deverá reunir 2,5 mil participantes no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul).
Membro do STF desde 2021, Mendonça é doutor em Direito (cum Laude) com menção de Doutorado Internacional pela Universidade de Salamanca, Espanha (2018), mestre em Direito pela Universidade de Salamanca (2013), Pós-graduado em Direito Público pela Universidade de Brasília (2009) e Pesquisador e Professor Visitante da Universidade de Stetson, Estados Unidos (2015/2016).
Antes de tomar posse no STF foi Advogado-Geral da União de 2019 a 2020 e, novamente, em 2021, tendo ingressado na carreira de Advogado da União em 2000. Foi, ainda, Ministro da Justiça e Segurança Pública entre 2020 e 2021. Atuou como Assessor Especial do Ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) de 2016 a 2018.
Como Membro do Conselho da Transparência e Combate à Corrupção, entre os anos de 2010 e 2013, atuou no aperfeiçoamento da transparência na gestão pública e no planejamento de estratégias de combate à corrupção e à impunidade.
IV CITC
Realizado a cada dois anos, o congresso internacional reúne membros, servidores e colaboradores dos TCs do Brasil e do exterior para debates, reflexões e troca de experiências entre os integrantes do sistema de controle externo.
O IV CITC é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).
O evento tem apoio institucional dos Tribunais de Contas dos Estados de Minas Gerais (TCE-MG), Mato Grosso (TCE-MT), Rondônia (TCE-RO) e Rio Grande do Sul (TCE-RS), do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos TCs do Brasil (ANTC), do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) e do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop).