Palestrante da noite de abertura do 11º Congresso Nacional do Ministério Público de Contas, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler falou sobre “Perspectivas do Controle Externo”, ressaltando o papel dos Tribunais de Contas, como órgão capaz de produzir respostas mais rápidas às questões que envolvem recursos públicos.
Segundo ele, o modelo brasileiro das Cortes de Contas é único na América Latina. O papel de fiscalizador da execução das políticas públicas brasileiras se reforça no instante em que a sociedade percebe a necessidade de tornar mais eficazes,os sistemas de controles estatais.
A palestra do ministro Benjamin Zymler deu início ao evento, que acontece até a próxima quarta-feira, 29, no Auditório da OAB. A abertura do 11º Congresso do MP de Contas reuniu autoridades, palestrantes e convidados. Até o início da noite, 565 pesssoas já tinham confirmado inscrição no evento.
A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piaupi (TCE), Waltânia Alvarenga saudou os participantes do Congresso, que foi oficialmente aberto pelo presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), Diogo Ringenberg e pela procuradora-chefe do MP de Contas no Piauí, Raíssa Resende, coordenadora geral. O governador Wilson Martins e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, partiparam da solenidade.