Ministro Vital do Rêgo assume cargo no TCU

PosseVitaldoRego_TCU (1)O novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, tomou posse no cargo na última quarta-feira (4), em cerimônia realizada no Plenário da Casa. Compuseram a mesa de honra o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Falcão, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os governadores do DF, Rodrigo Rollemberg, e da PB, Ricardo Coutinho, além do procurador-geral do MP junto ao TCU, Paulo Soares Bugarin, e do presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Participaram da cerimônia autoridades dos três poderes, governadores, deputados e senadores, autoridades e ministros eméritos do TCU, representantes das Forças Armadas, empresários, amigos e familiares do novo ministro.

Responsável pelo discurso de boas-vindas, o vice-presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, destacou a trajetória de Vital do Rêgo e afirmou: “Estou certo de que aqui encontrará desafios à altura das suas já testadas habilidades de homem público”. Além disso, disse que a chegada do novo ministro é um complemento à bancada nordestina já existente no tribunal. “O desafio que compartilharemos em conjunto demandará o melhor do seu talento e experiência.” E completou: “Precisamos muito de sua participação para que possamos prosseguir com o trabalho dessa Casa, que tem como missão o crescimento do Brasil”.

O procurador-geral do MP junto ao TCU, Paulo Soares Bugarin, ressaltou as qualidades de homem público do homenageado. “Traz para o TCU uma excepcional carreira pública e saberá honrar e dignificar o posto que assume”, assinalou.PosseVitaldoRego_TCU (3)

Em seu discurso, o ministro Vital do Rêgo disse sentir-se honrado pelo novo desafio. “Eu venho aqui me somar a ilustres conterrâneos e trago comigo a motivação do aprendiz”. Lembrou a carreira política do pai e destacou que “precisamos tornar cada vez mais incandescente a valorização do controle no país”. O ministro também referiu-se ao TCU como “órgão propulsor de melhorias, que não se limita a acusar, mas a dar novas ideias”.

O presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, ressaltou aspectos da carreira do novo ministro do TCU como parlamentar e desejou sucesso nesse novo desafio de sua vida pública. “Contamos com a sua inteligência, experiência e motivação para bem desempenharmos a nossa função de garantidores da boa e regular aplicação dos recursos públicos e, ao mesmo tempo, induzir melhorias na gestão governamental, a fim de contribuirmos com o exercício da cidadania, tão indispensável ao fortalecimento do Estado Democrático de Direito.”

Natural de Campina Grande (PB), Vital do Rêgo é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi professor, vereador, deputado estadual, deputado federal e senador.

Fonte: Secom TCU – Tel: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br
Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500