O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Waldir Julio Teis recebeu o Planejamento Estratégico (PE) de dez prefeitos mato-grossenses que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) em 2014. Os municípios participantes apresentam uma população de 177 mil habitantes, o que correspondem a 5,6% da população do Estado e somam R$ 505 bilhões anuais em arrecadação. São eles: Diamantino, Alto Araguaia, Itiquira, Jaciara, Santo Antônio de Leverger, Alto Paraguai, Sapezal, Água Boa, Poxoréo e Juscimeira. A solenidade de entrega aconteceu na tarde desta quarta-feira, 04/03.
De acordo com a consultora do TCE-MT, Elisabete Queiroz as áreas de Saúde e Educação continuam sendo as maiores preocupações dos municípios. Entre os 10 que aderiram ao PDI em 2014 e entregaram o Plano Estratégico, as metas priorizaram a busca por melhorias nos indicadores de Saúde e Educação.
O prefeito Jerônimo Samita Maia Neto, de Alto Araguaia ressaltou que o Planejamento Estratégico do seu município priorizou metas na saúde e educação que devem ser seguidas até 2015. “Melhoramos o transporte de alunos para que todos estejam nas salas de aula e estamos criando mais 300 vagas nas creches. Além disso vamos ampliar leitos no hospital público”, conta. Já em Diamantino o PE contem ações para melhorar os índices de saúde e educação para até 2029. ” Nos sentimos honrados em receber estas peças de planejamento dos prefeitos, o que demonstra uma mudança de cultura onde o que importa é o resultado em benefício da sociedade. É o fim do imediatismo nas administrações públicas”, disse o presidente do TCE-MT, Waldir Julio Teis. O conselheiro lembrou ainda que agora é preciso implantar os comitês de execução do PE para acompanhar as ações e alertou para que seja composto de servidores concursados
O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Deschamps lembrou que o “Planejamento Estratégico não é de governo e sim de Estado. A execução deve ser continuada e somente esse deve ser o caminho para aperfeiçoar a gestão e prestar serviços de qualidade”, comentou.
Para a prefeita de Sapezal, Ilma Grisoste Barbosa o planejamento estratégico foi um desafio, “tanto no sentido de planejar mesmo como o de integrar as equipes, trabalhar com indicadores, enfim, fomos percebendo o quanto é preciso melhorar e conseguimos planejar ações para até 2035″, disse. A prefeita contou que hoje o grande problema do município está na área da saúde e ” descobrimos que a situação é grave por conta do trânsito. Assim foi preciso integrar as áreas de Infraestrutura para reduzir os custos com a saúde”, conta.
O prefeito de Santo Antônio do Leverger, Valdir Ribeiro disse que para os municípios pequenos, com até 20 mil habitantes, “a coisa mais difícil é planejar, até na nossa casa é difícil planejar. Geralmente quando você começa a trabalhar com planejamento, acaba vislumbrando uma coisa melhor e é isso que tem acontecido em Santo Antônio. Nós sabemos que não vai acontecer da noite para o dia, isso é uma coisa que é a médio e longo prazo”, afirmou.
O evento contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Waldir Júlio Teis, os conselheiros substitutos Moisés Maciel, Luiz Carlos Pereira e Luiz Henrique Lima, o procurador-Geral de Contas do Ministério Público de Contas de Mato Grosso, Gustavo Coelho Deschamps, o procurador do Ministério Público de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, o assessor de Apoio às Unidades Gestoras do TCE-MT, João Proença, a secretária Geral de Controle Externo, Maria Aparecida Rodrigues Oliveira e a assessora de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania, Cassyra Lúcia Vuolo.