No Ceará, núcleo de EAD do TCM é modelo para Detran

pcO Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) formou a primeira equipe de tutores em educação a distância do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE). A formação, fruto de parceria entre os dois órgãos, tem o objetivo criar núcleo de Educação a Distância (EaD) da autarquia.

Para a diretora de Planejamento do Detran, Lorena Moreira, o órgão foi buscar o TCM-CE para formar sua primeira equipe de tutores em razão da experiência do Tribunal com o referido tema. “Atuar nos 184 municípios, assim como o TCM-CE, também é objetivo nosso. Por isso o interesse em desenvolver o processo de educação pela plataforma online. Agora, dispomos de uma equipe capacitada para atuar como tutora em curso de formação a distância sobre educação de trânsito”, explicou.

Conforme a diretora-executiva do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa/TCM-CE), Sandra Valéria, o treinamento para o Departamento de Trânsito foi o primeiro destinado a outras instituições. “Nosso papel foi auxiliar na montagem do ambiente virtual do Detran e realizar capacitação para formação de tutores em EaD”, complementa.

Participaram da formação, realizada no mês de julho, 16 técnicos da área vinculada à educação de trânsito.