Latest Notices From Goverment
Rodrigo Chamoun é conselheiro do TCE-ES e diretor de Inovação e Tecnologia da Atricon
A proposta é inspirada no modelo de integração exitoso e já consolidado pelas redes Seconex, STI, Secom, entre outras estruturas temáticas criadas pela Atricon.
Morgana Bellazzi de Carvalho é auditora de Contas Públicas do TCE-BA
Documento reafirma o papel constitucional dos Tribunais de Contas, defendendo governança dialógica, auditorias preventivas, redes colaborativas e práticas inclusivas. O documento destaca compromisso com direitos humanos, transparência, sustentabilidade e redução das desigualdades.
Ministros do STF e líderes do controle externo destacaram desafios democráticos, equilíbrio fiscal e combate às desigualdades. Flávio Dino defendeu limites legítimos e justiça tributária; André Mendonça abordou critérios fiscais e impacto das decisões; Carmen Lúcia reforçou direitos humanos e papel dos TCs.
Site reúne mais de 100 iniciativas inovadoras para fortalecer o Controle Externo. A ferramenta colaborativa permite replicar soluções já testadas por Tribunais de Contas, ampliando transparência e eficiência. O projeto é fruto da parceria entre Atricon e IRB.
Especialistas destacaram que boa governança é essencial para garantir transparência e efetividade na gestão pública. Foram debatidos desafios do SUS, contratualização com OS, fiscalização e criação do Referencial para Transferência de Equipamentos, visando prevenir desvios e melhorar políticas de saúde.
A proposta, construída de forma colaborativa pelos secretários de TI presentes no evento, representa um marco importante para o Sistema de Controle Externo, pois alia visão técnica especializada à realidade operacional dos 33 Tribunais de Contas.
Painel digital consolida metas e resultados municipais de forma clara e acessível. A ferramenta permite consultas em tempo real, com indicadores visuais, fortalecendo controle social e fiscalização. O objetivo é modernizar a gestão e tornar políticas públicas mais efetivas.
O TCU, a Atricon e o IRB assinaram o primeiro termo aditivo ao Acordo de Cooperação Técnica que estrutura e fortalece a Rede Integrar, iniciativa voltada à fiscalização de políticas públicas descentralizadas no país.