Novo programa de TV do Tribunal de Contas da União

TV_TCUO programa de TV do TCU mudou de nome e de cara. Desde dezembro, o TCU em Ação passou a se chamar #EuFiscalizo, nome também da campanha lançada pelo Tribunal nas redes sociais em junho de 2014, para incentivar o controle social. Com base na ideia de contribuir para participação da sociedade na vida administrativa e política do país, o programa passou a ser desenvolvido a partir do conceito de grande reportagem sobre um tema específico, que permite abordagem mais completa.
Nos programas temáticos, um assunto é aprofundado a cada programa, tendo como ponto de partida fiscalizações do TCU. A principal diretriz do programa #EuFiscalizo é estabelecer a relação das questões tratadas com a vida das pessoas. O objetivo é oferecer um produto que possa ser uma fonte de informação e permitir que a atuação do tribunal torne-se mais percebida e conhecida pelo público.
Com edição mensal, é transmitido pelos canais de TV da Câmara e do Senado, além de ser publicado na internet via youtube e facebook e no portal TCU.
#EuFiscalizo nº02
O avanço da tecnologia digital tem permitido que o governo ofereça melhores serviços, e também torna os dados que produz abertos à sociedade. A próxima edição do programa #EuFiscalizo aborda a tecnologia da informação. “Antes conhecíamos os trabalhos na área de TI apenas relativos aos dados estruturados; e agora, a observação dos dados não estruturados vai revolucionar o controle social de forma a possibilitar que os serviços sejam mais transparentes e ágeis e, acima de tudo, que o Estado tenha um controle mais eficiente sobre suas políticas públicas”, afirmou o presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, em entrevista ao programa.
O tema desta edição é baseado, entre outros, em trabalho realizado pela Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti), que auditou a base de dados do portal ComprasNet – “numa das maiores auditorias de tratamento de dados realizadas pelo TCU”, segundo Cláudio Castello Branco, coordenador-geral de Controle Externo dos Serviços Essenciais ao Estado e das Regiões Sul e Centro Oeste (Coestado/Segecex) – para saber se o sistema funciona e apontar melhorias, além de verificar se sua base de dados é consistente e confiável. “Todos os indícios de irregularidade foram repassados ao MPOG e controles internos pertinentes para que fossem apurados e corrigidos. Estamos numa nova auditoria, que acompanha agora se nossas orientações foram atendidas”, completou Castello Branco.
Outro trabalho abordado no #Eu Fiscalizo é sobre o levantamento feito pelo tribunal para conhecer iniciativas de publicação de dados abertos na administração pública federal.
O programa traz, ainda, os conceitos de governo eletrônico e dados abertos para a vida do cidadão, como constante fiscalizador dos atos da administração pública, e as experiências bem sucedidas de TI de outros órgãos.
Acesse o programa no canal do TCU no Youtube (parte 1, parte 2 e parte 3).
Horários:
TV Câmara: primeiro domingo do mês, 7h30
TV Senado: primeiro domingo do mês, 7h30 e reprises ao longo do mês a critério da emissora.
Fonte: Secom TCU
Tel: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br