Ouvidoria do TCE-CE apresenta relatório de atendimentos de 2014

Oitocentos e dezessete atendimentos ao cidadão desde agosto até hoje. Este é o levantamento oficial do registro da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). O setor foi instituído em julho de 2014, com a nomeação do conselheiro substituto Itacir Todero para o cargo de ouvidor. “Esse primeiro estudo mostra que a criação de uma Ouvidoria é essencial para a prestação de contas no sentido de orientar o cidadão que procura o Tribunal”, explica o Ouvidor.

Dos atendimentos realizados, a maioria foi feita por telefone. Ao todo, foram pontuados 688, o que representa cerca de 85%. Já pelo serviço do Sistema da Ouvidoria, 97 cidadãos foram atendidos tanto via e-mail quanto pelo portal institucional. “O atendimento ao público externo oferece transparência e celeridade ao trabalho do órgão quando os seus servidores são comprometidos com a correta relação entre a Ouvidoria e os demais setores competentes”, ressalta Itacir. “É preciso que as unidades técnicas do TCE também estejam de acordo com o compromisso que mantêm com o cidadão”, completa.

Desde que o setor foi criado, o Ouvidor tem visitado diversos órgãos. “Queremos trocar experiências e, futuramente, implementar um trabalho articulado entre as Ouvidorias do Estado”. Itacir também tem concedido entrevistas a rádios do interior do Estado e da Capital. O trabalho de divulgação e visibilidade da Ouvidoria segue em 2015, pois figura como uma prioridade para a gestão do conselheiro substituto do TCE.

Qualquer cidadão pode se manifestar junto à Ouvidoria pelos canais de comunicação disponíveis. Críticas, elogios, sugestões, solicitações de informação e comunicados de irregularidades podem ser encaminhados pelos telefones (85) 3212-2222 ou 0800 079 6666 (ligação gratuita). Também é possível encaminhar mensagem através do endereço eletrônico [email protected] e pelo sistema Contate a Ouvidoria, disponível no portal institucional.