Vinicius Appel, da Atricon
Foto: Débora Andrade/Atricon
A programação da manhã desta quinta-feira (15), último dia do 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs), em São Paulo, contou com painel dedicado ao tema “Gestão de Pessoas e Capacitação”. Com apresentações lideradas pelos Tribunais de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), do Município de São Paulo (TCM-SP) e do Estado de Pernambuco (TCE-PE), o painel foi mediado pela auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) Fernanda Nunes.
>> Confira galeria de imagens das apresentações
Programa TCE+ (+Resultados, +Reconhecimento) – TCE-PI
O auditor de controle externo e secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Luis Batista de Sousa Junior, apresentou o Programa TCE+ (+Resultados, +Reconhecimento), um modelo de gestão por resultados, que envolve todos os setores do Tribunal em ciclos periódicos de definição, acompanhamento e avaliação de metas.
A boa prática tem o objetivo de gerar melhoria institucional contínua, engajamento das equipes e reconhecimento meritocrático e se destaca por contar com a estratégia do sistema de metas desafiadoras, o alinhamento institucional, os ciclos evolutivos de metas por período e os dashboards de acompanhamento dos resultados.
Julgamento de processos antigos, visitas in loco a todos os municípios piauienses, publicação de relatórios de controle e implantação de sistemas digitais estão entre as metas setoriais do Programa TCE+ que, caso atingidas, geram bônus aos servidores, impactando diretamente no aumento de produtividade.
Em andamento desde outubro de 2023, a iniciativa já gerou redução do estoque de processos antigos e teve papel importante na implantação de novo sistema de processo eletrônico. O aumento do número de fiscalizações dos benefícios registrados, a implantação de ferramentas de governança e maior clareza no desempenho individual e institucional também estão entre os benefícios gerados pelo Programa.
Preparação de Mentores: estratégias de mentoria para maximizar o potencial de novos colaboradores – TCM-SP
A gestora da Unidade de Gestão das Relações do Trabalho do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Luiza Correia Hruschka, apresentou a boa prática de orientação profissional do Tribunal anfitrião do 3º LabTCs com foco na preparação de mentores.
A iniciativa tem o objetivo de desenvolver servidores experientes, selecionados pelos gestores, para orientarem e apoiarem o desenvolvimento profissional, a integração às atividades e a inclusão dos novos servidores efetivos recém-ingressos à nova equipe. Os futuros mentores são capacitados pela Unidade de Gestão das Relações do Trabalho, promovendo inclusão e confiança ao novo servidor, facilitando a adaptação e trazendo outros benefícios.
“‘Isso é gestão de pessoas. A gente não pode pensar só na parte técnica porque a base que faz ter maior produtividade é isso”, comentou Luiza Hruschka sobre a boa prática, que já treinou 31 mentores.
Programa TCE +SEGURO – TCE-PE
A analista de controle externo e chefe da Gerência de Segurança da Informação e Privacidade de Dados (GSIP) do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Alice Paredes, e a auditora de controle externo e chefe do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Corte, Ana Carolina, apresentaram o Programa TCE +SEGURO. A iniciativa tem a finalidade de aprimorar a Segurança da Informação na Corte pernambucana, contendo uma série de ações de desenvolvimento e de fortalecimento da cultura.
No âmbito do programa são enviados comunicados semanais com informações e dicas de segurança. Também são realizadas oficinas para tratar sobre o tema, tudo com foco no público-alvo da iniciativa, que são os membros, os servidores e os colaboradores do TCE-PE, englobando toda a instituição.
Em 2024, 24% dos integrantes do TCE-PE participaram de pelo menos um curso de Segurança da Informação e 53% dos convidados participaram das oficinas “Você +Seguro”. Foram publicados 40 comunicados “Minuto +Seguro” e 66% dos integrantes do TCE-PE concluíram todas as campanhas de Segurança da Informação, totalizando mais de 800 pessoas envolvidas nas seis campanhas. Ao final do ano, mais de 400 pessoas receberam o certificado do TCE +SEGURO por fazerem as seis campanhas e realizarem um curso sobre o tema.
O LabTCs
O LabTCs tem origem no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), que avalia e destaca boas práticas no âmbito dos órgãos de controle. A partir do mapeamento, são selecionadas experiências que demonstram impacto positivo na eficiência, transparência e modernização da administração pública para serem apresentadas durante o evento.
A iniciativa visa incentivar a implementação de boas práticas em diferentes contextos institucionais e promover discussões sobre tendências, técnicas e soluções inovadoras para aprimorar a atuação dos Tribunais de Contas
O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR) e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO).