O Tribunal de Contas do Estado do Ceará lança o Painel de Transparência da Ouvidoria, uma plataforma que permite consultar atendimentos em andamento, finalizados, dados de tempo médio de encerramento das manifestações e nível de satisfação dos usuários sobre o recebimento das demandas diárias do setor. A plataforma foi criada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), e coordenada pela Ouvidoria.
O painel tem a finalidade de aprimorar a prática do controle social, estimulando o interesse do público externo nas atividades da Ouvidoria, por meio da disponibilização de informações para consulta, de forma mais interativa e dinâmica. Os dados podem ser conferidos na área de Relatórios Gerenciais, no menu destinado à Ouvidoria no site do TCE Ceará, e são destinados ao acompanhamento dos gestores públicos, jurisdicionados a esta Corte, os cidadãos e demais interessados.
De acordo com o assessor administrativo da Ouvidoria, “o time de pessoas que trabalhou para viabilizar a disponibilização dos dados e informações constantes do painel da Ouvidoria planejou e executou a atividade de maneira assertiva e satisfatória. É muito gratificante perceber a evolução dos trabalhos não só da Ouvidoria, como de todos que se preocupam com sua publicização de uma forma tão profissional, lúdica e segura”, afirmou.
A criação da nova área está em observância ao artigo 10, §1º, da Resolução Administrativa nº 3/2022, que dispõe sobre a criação, organização e funcionamento da Ouvidoria do TCE Ceará –, o sistema da Ouvidoria “deverá, além de controlar os prazos para apuração das demandas pelas unidades do Tribunal, alimentar banco de dados que possibilite a emissão de relatórios gerenciais e a produção de indicadores estratégicos de desempenho das atividades da Ouvidoria”.
“Os painéis foram desenvolvidos pela equipe da STI na plataforma SAS com uso de inteligência artificial, oferecendo aos cidadãos acesso fácil às informações, visualização intuitiva dos dados e transparência”, aponta a diretora de Soluções Analíticas da STI, Dina Porto, que esteve à frente do projeto. “Com a análise de dados mais precisa e preditiva, a Ouvidoria pode identificar áreas de melhoria e agir proativamente para evitar problemas futuros”, pontuou.
Para a designer de Experiência do Usuário da STI, Rafaella Fernandes, responsável pela reformulação de parte dos sistemas e da página institucional do TCE Ceará, “A usabilidade desempenha papel vital na eliminação das barreiras burocráticas e na compreensão de informações, garantindo que todos possam acessar conteúdos de forma transparente e sem enfrentar obstáculos”, destacou.
A Ouvidoria já publicava, trimestralmente, os relatórios de atendimento categorizados por situação da manifestação, tipo de mensagem, canal de atendimento, identificação do usuário e grau de satisfação. Estes registros e os relatórios de gestão anuais, ainda ficam disponíveis para consulta na página do painel.
Clique a acesse o Painel de Transparência da Ouvidoria.
Fonte: TCE-CE