Parceria entre as Escolas de Contas dos TCE-AL e SE capacitam servidores do sertão

01As Escolas de Contas públicas José Alfredo de Mendonça do TCE de Alagoas e José Amado Nascimento do TCE de Sergipe, realizaram nos dias 16 e 17 do corrente, o “II Seminário Interestadual dos Tribunais de Contas de Alagoas e Sergipe” que beneficiou servidores de trinta e três municípios dos dois estados.  Os municípios de Canindé de São Francisco, SE, e Piranhas, AL, foram “Sedes” do evento onde estiveram presentes servidores, vereadores, prefeitos entre outras autoridades.

O conselheiro Carlos Pinna, presidente do TCE de Sergipe fez a abertura do evento e em seu discurso destacou: “De forma conjunta, trouxemos os Tribunais para mais próximo dos municípios com o que há de melhor em termos de conhecimento”.

O presidente do TCE de Alagoas Otávio Lessa, em sua fala mostrou-se otimista. “Mostramos que estamos no caminho certo, pois, dentro das nossas possibilidades, munimos os gestores públicos da oportunidade de terem técnicos qualificados, totalmente aplicados, para que possam cumprir a legislação”, disse Otávio Lessa.

O conselheiro Anselmo Brito frisou: “De tão exitoso que é esse evento, outros mais virão, quem sabe com a participação de outros órgãos que é a nossa intenção”.

“É sempre muito enriquecedor vermos esse tipo de iniciativa. As vezes nos enclausuramos nas nossas tarefas e esquecemos, de socializar aquilo que sabemos e conhecer a experiência de outros Tribunais de Contas”, avaliou o conselheiro Fernando Toledo, do TCE-AL.

Em Canindé (SE), duas palestras integraram o conteúdo programático: iniciado pelo conselheiro-substituto do TCE-AL, Alberto Pires, que falou sobre o Tribunal de Contas como instrumento de cidadania; em seguida, a gerente da Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE-AL, Maria Izabel Vasconcelos, trabalhou a importância do estímulo aos pequenos negócios como forma de promover o desenvolvimento do município.

Em Piranhas (AL), a diretora técnica do TCE-SE, Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza, tratou do Tribunal de Contas como Instrumento da Cidadania, enquanto o analista técnico do Sebrae-SE, José Américo dos Santos, falou sobre “O estímulo aos pequenos negócios como forma de promover o desenvolvimento dos municípios”.

O objetivo do evento é capacitar os gestores e servidores municipais para melhor desenvolver suas atividades. Além de proporcionar maior integração com os respectivos Tribunais.

Os municípios alcançados foram: Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre, Gararu, Feira Nova, Itabi, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Glória, Graccho Cardoso, Cumbe, Canhoba, Aquidabã, Nossa Senhora Aparecida, Carira, Piranhas, Água Branca, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Inhapi, Maravilha, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.