TCM-PA colabora com a inclusão social de adolescentes

012 - informativo on-line tcm copyO Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) desenvolve, desde 1993, um projeto de inclusão social que já beneficiou 412 adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente 35 adolescentes atuam no TCM-PA na condição de aprendizes. Os jovens são indicados pela Paróquia de São Raimundo Nonato. O TCM-PA está realizando estudo visando oferecer oportunidade para adolescentes de outras instituições. Inclusive, TCM-PA e o Tribunal de Justiça do Estado estão prestes a incluir o estágio de adolescentes aprendizes em um convênio de cooperação técnica já em vigor entre o Poder Judiciário e o Tribunal de Contas dos Municípios.

EXEMPLO

Um exemplo motivo de orgulho é o cerimonialista Fran Ferreira, que fez estágio no Tribunal em 1993, oriundo da Funpapa (Fundação Papa João XXIII) e graças ao seu empenho, aprendizado e bom comportamento, conquistou uma vaga no próprio TCM-PA. “Eu não me canso de agradecer a Deus pela oportunidade que tive de estagiar aqui no TCM, onde aprendi muitos ensinamentos importantes para a minha vida profissional e para o meu crescimento como ser humano”, comentou Fran, que atua no Cerimonial do TCM-PA, onde se capacitou no cerimonial do Senado, MPF, Supremo e TCU. Outro exemplo a destacar é Inácio Gabriel Batista, que atualmente trabalha na Vice-Governadoria do Estado.

UNIVERSITÁRIOS

Vários jovens que atuaram como aprendizes no TCM-PA, passaram no vestibular e hoje estão fazendo estágios no próprio Tribunal de Contas, na condição de universitários. Íngrid Ohana da Silva cursa Gestão em Recursos Humanos na Unip e é estagiária na Diretoria de Gestão de Pessoas. Rodrigo Wellington Nascimento estuda Engenharia Civil na Unama e é estagiário na Assessoria de Obras. Dario Alves de Almeida é estudante de Administração na FAP e faz estágio no Protocolo. Já Odimar das Neves Branco estuda Gestão de Tecnologia da Informação na Unip e faz estágio no Suporte da Diretoria de Tecnologia da Informação