Pesquisa inicia planejamento estratégico do TCM-CE

IMG_8357O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) apresentou nesta sexta-feira (19) a metodologia de construção do seu Planejamento Estratégico 2016-2020. Como primeira atividade desse processo, lançou pesquisa de opinião disponível até o dia 2 de março. As informações coletadas serão tratadas em reuniões técnicas com grupos convidados nas quais serão discutidos os rumos da instituição.

As atividades foram abertas pelo presidente do TCM-CE, conselheiro Francisco Aguiar, o qual afirmou acerca da importância do diálogo para a realização do planejamento. “A abertura do debate que se inicia hoje reflete o reconhecimento de que o ato de planejar e de se pensar o amanhã é um caminho que não se faz sozinho. Precisamos aproveitar esse momento para desenvolver o papel do TCM-CE: orientar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos”.

Na oportunidade, foi realizada a palestra “A Importância do Planejamento Estratégico para Tribunais de Contas do Brasil”, pelo secretário de planejamento, governança e gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Quintino Rosa. Sobre a realização do novo ciclo de planejamento do Tribunal, o convidado considerou: “Todo planejamento tem que ser participativo. Ferramentas como a pesquisa de opinião são importantes para pautar a atuação do órgão de forma a captar a expectativa das pessoas em relação à instituição”.

Seguindo as atividades do novo planejamento estratégico, encontram-se disponibilizadas pesquisas de opinião. Foram desenvolvidos dois tipos, um voltado para o público externo, podendo ser acessado no site institucional do TCM-CE; e o outro, para os servidores e colaboradores do órgão, com acesso pela intranet ou através de link enviado por e-mail. As consultas permitirão aos públicos avaliar os projetos e ações do Tribunal, e estarão disponíveis até o dia 2 de março.