Serão divulgados, na próxima semana, os resultados da segunda edição do Programa Nacional da Transparência Pública, iniciativa do Sistema de Contas que avalia a transparência ativa de pelo menos 8 mil portais públicos em todo o país. No último ano, a pesquisa apontou que o Brasil tem um nível de transparência pública de 67%, o que é considerado intermediário de acordo com os critérios do levantamento.
Os resultados irão integrar a plataforma Radar Nacional, em que o usuário pode consultar a situação de cada instituição fiscalizada, filtrando os dados por Unidade da Federação, poder, esfera, nível de transparência e órgão, além de acompanhar a evolução das ações voltadas ao aprimoramento da transparência. O coordenador do PNTP, conselheiro Antonio Joaquim Neto,, destaca a solidez da pesquisa, no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.
Os resultados do PNTP serão divulgados no seminário “Transparência em foco: controle e participação social”, que ocorrerá no dia 13 de novembro, em Brasília. O encontro é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil em conjunto com os Tribunais de Contas da União e do Estado do Mato Grosso. O presidente da Atricon, Cezar Miola, ressalta, na reportagem, as perspectivas a partir dos resultados da segunda edição do Programa Nacional de Transparência.
Restam poucas vagas para participação presencial no Seminário Transparência em foco, que reunirá especialistas na área para debater os avanços e os desafios da efetividade da disponibilização de dados públicos no Brasil.