Após deliberação durante a segunda reunião de diretoria da Associação dos Membros dos tribunais de Contas do brasil (Atricon), realizada no Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (Encco), em Aracaju (SE), foi aprovado o Plano de Gestão 2024-2025 da entidade. O documento está alinhado com o Plano Estratégico 2024-2029 da Atricon e os direcionadores estratégicos da gestão, bem como com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
No documento são apresentadas as melhorias implementadas na Atricon para a otimização do impacto dos projetos e atividades nos planos, resultados e benefícios dos TCs. No documento também estão os detalhes do processo de elaboração do Plano de Gestão, estatísticas relevantes, diretrizes para a comunicação dos projetos e atividades estratégicas e a compatibilidade destes com a Agenda 2030 da ONU.
O material apresenta ainda sínteses dos projetos vinculados à presidência da Atricon, e em alguns casos, em parceria com as vice-presidências, bem como de iniciativas vinculadas à vice-presidência Executiva, à secretaria-geral e às demais vice-presidências que compõem a diretoria da entidade.
Em todos os projetos e atividades estratégicas apresentadas no Plano foram programadas entregas relevantes para o aprimoramento do Sistema, garantindo que a associação alcance seus objetivos estratégicos de forma planejada e eficiente. O planejamento será posteriormente inserido em uma ferramenta eletrônica que viabilizará o gerenciamento das entregas programadas.
Ao agradecer os profissionais que atuaram na concepção do plano, o presidente da Atricon, Edilson Silva, valorizou os esforços aplicados na elaboração do material. “Agradeço imensamente a todos os envolvidos pela destacada contribuição no processo de melhoria dos resultados e dos benefícios de nossos TCs para a sociedade brasileira. Este plano é fruto do trabalho organizado, especializado e incansável de membros e servidores de TCs e das entidades que integram as comissões dos projetos, sob a liderança da direção da Atricon”, afirmou.
O documento será diagramado e publicado em breve. O presidente da Atricon também ressaltou que o Plano de Gestão da entidade é dinâmico e permanentemente adaptável às necessidades e desafios enfrentados pelos Tribunais de Contas.