Pós-graduação do TCE-RJ tem aula inaugural no dia 26 de novembro

A Escola de Contas e Gestão (ECG) do TCE-RJ realiza no dia 26 de novembro (terça-feira), das 14h às 16h, na sede da ECG, em Niterói, a Aula Inaugural da 2ª Turma do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública e Controle Externo. A diretora-geral da ECG, Paula Alexandra Nazareth, fará palestra sobre a importância da “Formação do Servidor e o Aprimoramento do Controle”. O coordenador acadêmico Sergio Bahiense Colão apresentará o curso aos presentes.
A 1ª turma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Controle Externo foi formada exclusivamente por servidores com formação superior, do quadro permanente, requisitados e ocupantes exclusivamente de cargo em comissão do próprio Tribunal. Tinha 04 módulos, com 17 disciplinas e carga horária total de 408 horas/aula.
A 2ª turma é formada por servidores com formação superior, do quadro permanente, requisitados ou ocupantes exclusivamente de cargo em comissão do TCE-RJ e por servidores do quadro permanente dos seguintes órgãos de controle parceiros: Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), da Auditoria Geral do Estado (AGE), da Contadoria Geral do Estado (CGE), da Assembléia Legislativa (ALERJ), bem como da representação da Controladoria Geral da União (CGU) lotados no Estado do Rio de Janeiro.
Esse curso foi redesenhado para atender as necessidades específicas do novo público alvo, possuindo 04 módulos (Contextual, Organizacional/Gerencial, Controle Externo e Metodologias), 21 disciplinas e carga horária total de 440 horas/aula. Houve, portanto, um aumento na carga horária anterior de 32 horas/aula, com a inclusão de novas disciplinas, como Orientação de Monografia e Tópicos Especiais.
Os dois primeiros módulos são introdutórios, tendo por finalidade nivelar o conhecimento da turma para o 3º módulo, que é a “espinha dorsal” do curso. Já o último módulo prepara o aluno para elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e para ministrar, caso seja necessário, aulas e palestras.
O curso tem por objetivo proporcionar aos servidores uma visão ampla e integrada da administração pública brasileira, dos instrumentos de gestão e controle externo, estimulando a reflexão sobre a ética, democracia, responsabilidade do Estado perante a sociedade, formação do servidor cidadão, além de estimular a troca de experiências entre os servidores permitindo, desta forma, uma visão holística integrantes dos Sistemas de Controle.

Leave a Reply