O Projeto Comunica Atricon iniciou nesta terça-feira (30) com a aplicação de uma pesquisa direcionada aos coordenadores das Assessorias de Comunicação Social (ACSs) dos Tribunais de Contas. A ação conta com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A intenção do projeto é realizar um diagnóstico das unidades de comunicação e, a partir do mapeamento das necessidades dessas estruturas, ofertar capacitações para auxiliar os órgãos de controle em suas atividades, levando em consideração as particularidades de cada TC e equipe alocada na área.
Conforme o presidente da Atricon, Cezar Miola, a iniciativa “pretende utilizar a comunicação pública como instrumento de transformação, de educação e de desenvolvimento social, qualificando as informações que são oferecidas à população e instruindo sobre os serviços públicos a ela disponibilizados”.
O link com o questionário da pesquisa foi enviado aos coordenadores das ACSs por e-mail. O prazo para registrar as respostas termina no dia 7 de fevereiro. A ação é desenvolvida em parceria com a FSB Comunicação. Na etapa de treinamento devem ser abordados temas como a identificação de pautas de serviço e o uso de linguagem simples, estratégias de conteúdo para redes sociais e o uso de ferramentas de inteligência artificial para otimizar as atividades desenvolvidas pelas unidades de comunicação. O projeto será integralmente custeado com recursos do BID, sem quaisquer ônus financeiros para os TCs.
As ações estão previstas para ocorrer até junho de 2024. O processo de adesão dos TCs está em andamento. A Atricon enviou convite e o termo de adesão a todas as presidências, detalhando a ação. A assinatura do termo pode ser realizada a distância e também presencialmente, no dia 19 de fevereiro, em Brasília, data em que a entidade promoverá uma série de atividades.