Prefeitos do CE saberão mais sobre “Cidades Inteligentes” em seminário

Foto: Thiara Nogueira/TCM-CE
Foto: Thiara Nogueira/TCM-CE

Evento acontece em maio e é promovido pelo TCM-CE, jornal Diário do Nordeste e Prática Eventos

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-CE) junto com o Diário do Nordeste e a Prática Eventos fizeram, nesta sexta-feira (29), na sede do jornal, o lançamento oficial da quarta edição do Seminário Prefeitos Ceará. O evento será realizado nos dias 23 e 24 de maio, no Centro de Eventos, e tem como tema “Cidades inteligentes”. A programação está sendo fechada e prevê palestras do Governador do Estado, Camilo Santana, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do ex-ministro Ciro Gomes.

De acordo com o presidente do TCM-CE, conselheiro Francisco Aguiar, a concepção de cidade inteligente está relacionada a uma realidade em que as exigências aos governos estão se renovando, sejam obrigações sociais, ambientais, de mobilidade urbana, entre outras. “Além da questão do cumprimento de normas, a gestão pública precisa pensar cada vez mais no bem estar da população. O TCM-CE entende que seu trabalho pode contribuir para a melhoria da gestão pública. Por sermos um órgão de controle externo, temos o papel de acompanhar aspectos da legalidade, que envolvem a análise de contas, mas também de verificar a eficácia das políticas públicas, por meio de auditorias operacionais, que medem o efetivo resultado das ações governamentais”, explica.

Conforme Pádua Lopes, diretor superintendente do jornal Diário do Nordeste: “O tema cidades inteligentes é atual, diz respeito a vários fatores, como mobilidade urbana, infraestrutura, iluminação pública, os quais devem estar interligados dentro de um plano urbano para que a cidade possa conviver de uma maneira satisfatória. E quem cuida das cidades são as prefeituras municipais, e o órgão que realiza orientação técnica em matéria de gestão pública é o TCM-CE. Logo, em razão de sua competência funcional e experiência acumulada, achamos muito importante ter o Tribunal como parceiro na realização do Seminário Prefeitos Ceará”.

O Seminário deve reunir cerca de 500 representações de todos os municípios do Ceará.