TCE-ES implanta novo modelo de gestão

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) dá mais um passo no processo de internalização de um novo modelo de gestão baseado nos projetos e diretrizes constantes de seu Plano Estratégico 2016-2020. Foi realizado na tarde desta sexta-feira (29) evento de lançamento do Plano Executivo 2016, que estabeleceu 14 projetos prioritários para o ano, tendo como norte a nova missão da Corte, qual seja, “gerar benefícios para a sociedade por meio do controle externo e do aperfeiçoamento da gestão dos recursos públicos”.

“Nosso país vive quatro crises: fiscal, econômica, política e ética. Mas a crise deve ser encarada como oportunidade para rever práticas e valores. Revisitamos nosso plano estratégico e rediscutimos nosso papel. A sociedade precisa enxergar que o recurso público investido aqui é investimento. Temos a nobre missão de combater a corrupção, com foco em resultados, propiciando a melhora das políticas públicas”, afirmou o presidente da Corte, conselheiro Sérgio Aboudib.

Em seu discurso, ele ainda destacou que o trabalho com inteligência e o novas tecnologias podem otimizar a força de trabalho. “Precisamos levantar o custo do nosso processo. Até para saber se ele deve ser aberto. Temos que identificar prioridades. Escolher o que fazer em face da relevância. E escolher o que fazer significa também escolher o que não será feito. Assim se trabalha com inteligência”, explicou, pontuando ainda que o Plano Estratégico traçou metas e avaliação de desempenho.

Presente ao evento, o governador Paulo Hartung parabenizou o Tribunal por colocar em prática o Plano Estratégico. “Eu fiz questão de me deslocar até aqui para valorizar o que vocês estão fazendo. Ter um plano é uma parte do processo. Brasil afora muitos desses planos estão literalmente mofando no fundo de gavetas de repartições. Um plano como este só ganha vida na hora que a gente faz o que vocês estão fazendo. Eu não vim aqui para falar, vim aqui bater palmas para vocês.”

Hartung destacou um dos projetos do Plano de 2016, denominando de “painel de controle”, que permitirá a elaboração de relatórios periódicos contendo dados da área fiscal, contábil e econômica, com informações condensadas, disponibilizadas no portal do TCE-ES. “Vocês passam a ter um instrumento de controle do gasto de pessoal do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, da Assembleia, do Ministério Público. Poderão acompanhar a receita líquida. Eu acho que isso é muito importante. Não adianta demagogia, não adianta o populismo latino-americano, não adianta achar que dinheiro nasce em árvore e que dinheiro estica. O que faz a diferença é uma boa gestão e a gente tem um órgão de controle moderno, sendo assessorado por uma instituição bacana como a Fundação Dom Cabral”, finalizou.

Projetos

Visto como um projeto macro, foi apresentado aos servidores e demais presentes o “Avançar”. A Fundação Dom Cabral foi contratada pelo TCE-ES para dar suporte neste projeto, que será desenvolvido em dois anos e dividido em quatro etapas. A iniciativa irá estudar, definir e construir uma nova arquitetura organizacional e um modelo de gestão estratégica de pessoas. O modelo de gestão de pessoas pretendido inclui mapeamento e desenvolvimento de competências, avaliação de desempenho e alinhamento da gestão de pessoal às estratégias da Corte.

Os outros projetos envolvem a criação do “Painel de Controle da Macrogestão Governamental”; o “sistema benefícios”, que identificará o retorno proporcionado pelas ações de controle externo à sociedade; a capacitação da área técnica; o desenvolvimento de um sistema de acompanhamento de execuções, que proporcionará identificar as quantias que retornam aos cofres públicos, além de multas após julgamentos da Corte; e a reformulação do portal do Tribunal para adequação às normas de acessibilidade.

Também estão no rol de projetos de 2016: Sistema de Fiscalização; Registro de Atos de Pessoal; Estratégia da Especialização – 1ª Fase; Sistema de Sessões e Relatoria; Cidades-Web – 3ª Fase; Processo Administrativo Eletrônico; RH Informatizado – 2ª Fase; e Plano de Ação MMDTC-QATC. Veja os projetos aqui.

Quem é a Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral (FDC) é um centro de desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. É orientada para formar equipes que irão interagir crítica e estrategicamente dentro das instituições.

Desde 2004, a FDC participa do ranking do jornal inglês Financial Times, que classifica as melhores escolas de negócios do mundo, em programas abertos e customizados. No ano passado, foi eleita a 16º escola de negócios do mundo. Entre as 50 instituições classificadas, é a melhor colocada da América Latina e se mantém no seleto grupo de conceituadas escolas de negócios do mundo. O Ranking de Educação Executiva do Financial Times possui credibilidade internacional, e a presença continuada da FDC nessa lista reforça sua posição entre as mais avançadas escolas de negócios.

Dentre os clientes estão: Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Embraer, Banco Mundial, governos do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.