Presidência do TCE-MA promove reunião de trabalho com auditores da Secretaria de Fiscalização

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), conselheiro Washington Oliveira, reuniu-se na manhã de hoje (29) com os auditores que integram os núcleos I e II da Secretaria de Fiscalização da instituição, que são responsáveis pelas fiscalizações realizadas em campo pelo TCE-MA.

A reunião, da qual participaram também o secretário-geral do TCE-MA, Bruno Almeida; o secretário de fiscalização, Fábio Alex de Melo, e os gerentes de fiscalização Clécio Jads Santana e Flaviana Pinheiro Silva, teve como objetivo analisar alguns aspectos fundamentais para a melhoria dos procedimentos de fiscalização realizados pela Corte de Contas maranhense.

Na abertura do encontro de trabalho, Washington Oliveira destacou o retorno gradativo das atividades de fiscalização nos municípios após a suspensão ocorrida em razão da pandemia, reafirmando que todas as medidas serão tomadas pela instituição para que elas sejam feitas com segurança, com foco definido em parâmetros técnicos específicos de modo a assegurar a efetividade desses procedimentos.

Ele destacou também que a presença em campo dos auditores do TCE-MA é indispensável no processo de combate aos desvios de recursos públicos, contribuindo para que novos padrões na administração pública sejam alcançados, de forma a estimular o desenvolvimento socieconômico do Maranhão. “Nossa instituição, ao cumprir a missão constitucional que lhe foi atribuída, torna-se indutora do desenvolvimento de nosso estado e contribui para a elevação dos indicadores sociais e da melhoria da qualidade de vida”, disse Washington Oliveira.

Entre outros temas, foram debatidos na reunião a importância da ampliação da presença do TCE-MA nos municípios maranhenses; medidas que contribuam para a valorização, perante a sociedade, da imagem da instituição; as medidas que podem ser adotadas para que a Corte de Contas maranhense exerça de forma mais intensiva a fiscalização da aplicação dos recursos públicos in loco; e a promoção do fortalecimento do controle social por meio da formação dos membros dos conselhos municipais (cursos, treinamentos, processos de conscientização).

Para o gerente de fiscalização Clécio Jads Santana, a reunião foi o momento em que os auditores puderam compartilhar suas experiências e percepções sobre os processos de fiscalização do TCE-MA de forma a contribuir para que as instâncias decisórias do TCE-MA utilizem essas informações para a formulação de medidas que permitam maior efetividade ao trabalho pelos técnicos. “Nossos auditores apresentaram de forma clara e objetiva os principais aspectos que envolvem nossas fiscalizações. Momentos com esse nos permitem analisar criticamento as atividades que realizamos de modo gerar ideias que contribuam para o aprimoramento do controle externo”, disse Clécio Jads.

Fonte: TCE-MA