Presidente Augusto Nardes dá posse a novos dirigentes do TCU

O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, deu posse aos novos dirigentes do tribunal. Ao todo, 72 servidores da Casa foram empossados para dirigir unidades do TCU em Brasília e nos 26 Estados da federação.

Durante a cerimônia, realizada na sede do órgão no último dia 3, em Brasília, Nardes lembrou aos dirigentes que este será o início de uma nova e desafiadora jornada para o TCU, que é responsável por fiscalizar os recursos públicos federais em todo o país.

O novo presidente do TCU também falou sobre os avanços planejados para o ano de 2013. Entre eles, a priorização de auditorias coordenadas, que poderão ocorrer em parceria com outros órgãos de controle nacionais e internacionais, e a especialização das atividades de controle, para aprimorar sua atuação em áreas como educação, saúde, previdência e meio ambiente, a serviço da sociedade.

Gaúcho de Santo Ângelo, Augusto Nardes tomou posse como ministro do TCU em 20 de setembro de 2005, após uma carreira política iniciada em 1972, aos 20 anos, quando foi eleito o vereador mais jovem da história do município. Assumiu a presidência do TCU no dia 2 de janeiro deste ano e presidirá também Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs).

Conheça o TCU O Tribunal de Contas da União (TCU) é órgão auxiliar do Congresso Nacional, responsável por julgar as contas de administradores públicos e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos federais, bem como as contas de qualquer pessoa que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo aos cofres públicos.

Conhecido também como Corte de Contas, o TCU é órgão colegiado, composto por nove ministros. Seis são eleitos pelo Congresso Nacional, um indicado pelo presidente da República e dois escolhidos entre auditores e membros do Ministério Público que funciona junto ao tribunal.

Suas deliberações são tomadas, em regra, pelo Plenário – instância máxima – ou, nas hipóteses cabíveis, por uma das duas Câmaras. Para desempenho da missão institucional, o tribunal é composto por unidades técnicas sediadas em Brasília e nos 26 Estados.

Nos últimos cinco anos, o TCU proporcionou uma economia de R$ 105 bilhões de forma preventiva.

Siga o TCU no Twiter: twitter.com/tcuoficial.

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

Leave a Reply