O presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, recebeu, na tarde desta quarta-feira (6), a medalha Atricon 30 anos em reconhecimento às contribuições oferecidas ao Controle Externo e ao Sistema Tribunais de Contas do Brasil. A entrega foi realizada pelo vice-presidente de Relações Político- Institucionais da Atricon, Cezar Miola, na sede do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Rech participou de debates e de eventos promovidos pela Atricon para discutir a comunicação pública no país. A medalha foi concedida em portaria publicada no dia 08 de janeiro de 2024.
De acordo com o vice-presidente, Cezar Miola, “a partir dos resultados desses debates, a entidade lançou as suas Diretrizes de Comunicação”. O documento reúne também sugestões de ações que resultam de pesquisas acadêmicas, da legislação relacionada à área, dos princípios definidos pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), e de contribuições dos integrantes das assessorias de comunicação dos órgãos de controle, representados no Grupo de Trabalho de Comunicação da Atricon.
“São diversas as ações desenvolvidas pela Atricon para aperfeiçoar a administração pública. Enfatizo entre elas, o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que é um incentivo aos gestores públicos para que disponibilizem mais informações à população. E esse movimento pode ser agora reforçado com o uso da inteligência artificial”, disse.
Marcelo Rech é presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) desde 2017. Por 27 anos, foi executivo do Grupo RBS, onde atuou como repórter, diretor de Redação de ZH, diretor-executivo de Jornalismo e vice-presidente Editorial e Institucional. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marcelo tem cursos de especialização no Media Management Center da Kellog Business School e em Media Strategy na Harvard Business School. Entre 2015 e 2017, presidiu o Fórum Mundial de Editores. Hoje, é membro do comitê executivo da World Association of News Publishers. É também vice-presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Exerce ainda a função de membro do conselho editorial do Grupo RBS e escreve uma coluna semanal para o jornal Zero Hora.