O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, recebeu, na manhã desta sexta-feira (16), as visitas do presidente da Atricon, Cezar Miola, e do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Marcus Presídio. Durante o encontro, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica visando ao intercâmbio de experiências e de tecnologia da informação, mediante a disponibilização de sistemas informatizados, bem como da implementação de ações conjuntas de capacitação e desenvolvimento profissional.
A parceria reforça o compromisso das duas instituições na busca do aprimoramento das ações do Controle Externo. O presidente da entidade, conselheiro Cezar Miola testemunhou o termo de parceria.
Na ocasião, o conselheiro Nominando Diniz apresentou a mais nova ferramenta do TCE-PB e a primeira do país capaz de detectar, automaticamente, a formação de conluios em licitações públicas, a ferramenta “AJUNTA”. A plataforma realiza a análise avançada de licitações e cruza informações contidas em banco de dados disponibilizados à Corte paraibana.
A ferramenta está sendo cedida a diversas instituições como a CGU, o Ministério Público e Tribunais de Contas dos Estados e Municípios. O conselheiro Cezar Miola, durante a visita, ressaltou a necessidade de estreitar a parceria entre as entidades para fortalecer a atuação do sistema de controle.
Fonte: TCE-PB
Na avaliação do presidente do TCE- BA, a assinatura do referido termo, assinado com o TCE-PB, está alinhada ao propósito de intercâmbio de conhecimentos entre as Cortes de Contas do país, contribuindo tanto para a qualificação de servidores quanto para o aperfeiçoamento da gestão e da fiscalização dos recursos públicos.