Inteligência artificial e seletividade serão abordados no 3º dia do LabTCs

As oficinas do último dia do 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas estão divididas entre temáticas como fiscalização, inteligência artificial, sistema de integridade, planejamento e gestão e seletividade. Os projetos serão apresentados simultaneamente na manhã de sexta-feira (23). ´

O encontro é realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e reunirá profissionais de todo o país no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, a partir de quarta-feira (21). Clique aqui e confira a programação.

No total, o Laboratório traz 70 oficinas de boas práticas desenvolvidas por cortes de contas de todo o Brasil. Os casos de sucesso foram identificados no Marco de Medição do Desempenho (MMD-TC) de 2022, que catalogou, no total, 92 projetos que serão amplamente divulgados em ações nacionais de comunicação da Atricon.

Entre as apresentações do terceiro dia estão: Pesquisa de Macrotendências de Controle Externo (TCE-MG); Matriz de Risco para Seleção de Contas de Gestão (TCE-PA); Plenário Virtual (TCE-CE); Sistema de sorteio e distribuição eletrônico de processos aos relatores (TC-DF) e Boas Práticas em Procedimentos Digitais em Auditoria (TCU).

Tendo em vista o aprimoramento do Sistema de Controle Externo, a programação conta ainda com palestras, ciclo de debates do MMDTC, reuniões do da Atricon, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

Na ocasião, a Atricon também lançará o projeto de elaboração do Planejamento Estratégico para o ciclo 2024/2029, que será oficializado pelo presidente da Associação e conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola.

O Laboratório

Iniciativa do TCE-MT em 2018, o Laboratório de Boas Práticas foi incorporado pela Atricon às agendas nacionais e tem por intuito ampliar o conhecimento e networking sobre tendências, técnicas, tecnologias e soluções voltadas à construção de tribunais de contas cada vez mais modernos e efetivos.

O evento será realizado com o apoio da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC) e terá como público-alvo membros e servidores dos Tribunais de Contas, especialmente lideranças de controle externo.

Inscreva-se aqui.

Fonte: TCE-MT.