Presidente da Atricon visita TCE-RS

Na manhã desta segunda-feira (29), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, do TCE-PB.

O conselheiro foi recebido pelo presidente do TCE-RS, Iradir Pietroski, pelo vice-presidente, Estilac Xavier, pelos conselheiros Algir Lorenzon, Cezar Miola e Marco Peixoto, e pela conselheira-substituta Ana Warpechowski.

O objetivo da visita foi estreitar as relações entre a Atricon e o TCE gaúcho e conhecer as ferramentas aplicadas no controle externo. De acordo com o conselheiro Fábio Nogueira, é preciso reforçar a importância do sistema formado pelos TCs e rever suas rotinas. “A Atricon, para além da natureza corporativista, tem tomado um novo rumo, com o objetivo de aprimorar o trabalho dos Tribunais de Contas brasileiros”. O presidente também salientou a aproximação da Associação com instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O presidente do TCE-RS, Iradir Pietroski, concordando com a necessidade de renovação dos TCs, relembrou a reunião ocorrida na semana passada, no Supremo Tribunal Federal (STF), em que foi discutida a situação das obras paralisadas no País. “Precisamos repensar a atuação dos Tribunais de Contas, levando em consideração o chamamento do ministro Dias Toffoli”, afirmou o conselheiro.

Os conselheiros Algir Lorenzon, Cezar Miola, Estilac Xavier e Marco Peixoto e a conselheira-substituta Ana Warpechowski elogiaram a condução do conselheiro Fábio Nogueira à frente da Atricon, ressaltando os trabalhos que estão sendo realizados em áreas como educação e segurança, além da atuação na prevenção de irregularidades na administração pública.

Também participaram da reunião o diretor-geral do TCE-RS, Sandro Borba, o diretor de Controle e Fiscalização, Cláudio Koskodan, e o diretor administrativo, José Alaor Silveira, além da supervisora de Orçamento e Finanças, Livete Masiel Meira, do assessor da Presidência João Leonel Guimarães e do assessor da Direção Geral Paulo Panassol.

Laís de Oliveira – Assessoria de Comunicação Social


Audiodescrição: A imagem mostra o Gabinete da Presidência do TCE-RS. Sentados em sofás e cadeiras dispostas em meio círculo, estão os conselheiros do TCE-RS que participaram da reunião, além do presidente da Atricon. No centro do meio círculo, há uma pequena mesa, com dois vasos de flores e duas xícaras de café sobre ela. Na parede ao fundo, há um quadro retratando uma paisagem do Rio Grande do Sul. As paredes da sala são pintadas de bege claro, e, no chão, há um tapete vermelho, com adornos em várias cores (fim da descrição).

Fonte: http://www1.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/tcers/administracao/gerenciador_de_conteudo/noticias/Presidente%20da%20Atricon%20visita%20TCE-RS