Laboratório mostra a efetividade do controle

Presidente diz que Laboratório de Boas Práticas é vitrine da efetividade dos Tribunais de Contas

Foi aberto na manhã desta segunda-feira (3), o 1º Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo em Cuiabá. O evento, que é uma inciativa parceira do TCE-MT com a Atricon e apoio da Audicon, possibilitará a mostra e o compartilhamento de sessenta e nove experiências exitosas, essencialmente, correlacionadas ao Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas. O número de inscritos superou a casa dos 530. O Teatro Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa do Mato Grosso foi palco da solenidade de abertura.

A saudação inicial aos participantes coube ao anfitrião, Conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso, que falou do ineditismo do evento e da expectativa de que a iniciativa se repita, “resguardando o propósito de compartilhar e multiplicar formas mais efetivas de fiscalização e de resultados”.

O presidente Fábio Nogueira, segundo a cumprimentar os presentes, quando assegurou que Laboratório de Boas Práticas é vitrine da efetividade dos Tribunais de Contas. Citando uma frase do poeta Cuiabano, Manoel de Barros – “a maior riqueza do homem é a sua incompletude” -, ele falou que o anseio pelo conhecimento foi a motivação para gerar novos e mais efetivos instrumentos de fiscalização e controle, configurados nas boas práticas apresentadas no evento.

Para Fábio Nogueira, o Laboratório tem, na essência, o propósito de disseminar conhecimentos e, desse modo, “suplementar essa incessante necessidade que motiva o ser humano a empreender buscas, a fazer descobertas e a preencher a incompletude a que se referiu o poeta cuiabano”. Ele pontuou a consonância existente entre as Boas Práticas e o Marco de Medição de Desempenho (ferramenta do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas) que, por sua vez, é o instrumento que indica a trajetória de aprimoramento que o Sistema Tribunais de Contas empreende.

Participação – A mesa solene foi composta pelos Conselheiros Fábio Nogueira (Atricon); Domingos Neto (TCE-MT); Marcos Peixoto (TCE-RS e ASUR); Ministro Marcos Bemquerer (TCU); Caldas Furtado, presidente do TCE-MA e do Colégio de Presidentes; Ivan Bonilha, presidente do IRB; Conselheiro Substituto Luiz Henrique Lima (TCE-MT) e pelo procurador do MPC-TCEMT Alisson Alencar. Além desses, participam do evento, os Conselheiros Gilberto Jales, Presidente do TCE-RN; Júlio Pinheiro (TCE-AM); Paulo Curi (TCE-RO); Renato Rainha (TCDF); Heloisa Helena (TCE-GO); Cézar Colares (TCMPA); Conselheiros Substitutos Milene Cunha (TCE-PA); Jaqueline Jacobsen  (TCE-MT); Patrícia Sarmento (TCE-MT); Alexadre Sarquis (TCE-SP); Jaylson Campelo (TCE-PI); Moisés Maciel (TCE-MT); Joaõ Camargo (TCE-MT); Isaias Lopes (TCE-MT);  Ronaldo Ribeiro (TCE-MT): Luiz Carlos Pereira (TCE-MT); Presente, também, Marcelo Ferra, promotor de justiça do MT.

Programação – A abertura do 1º Laboratório de Boas Práticas do Controle Externo, cuja coordenação compete ao diretor de Defesa de Direitos e Prerrogativas e de Assuntos Corporativos da Atricon e membro do TCE-MT, Conselheiro Substituto Luiz Henrique Lima, aconteceu no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, cedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, onde acontecem as plenárias desta segunda-feira (3). Na terça-feira (4), toda a programação será realizada Escola Superior de Contas do TCE-MT. Confira a programação completa: http://boaspraticas.tce.mt.gov.br/ .