Rádio Justiça: TCU fiscaliza obras de pavimentação de vias urbanas

O Tribunal de Contas da União realiza uma auditoria para verificar se a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) está usando o dinheiro público de forma correta nas obras de pavimentação de ruas em todo o país. A empresa pública atua junto ao governo federal em mais de três mil municípios.

>> Ouça a íntegra da notícia clicando aqui.

Cidadãos das cidades dos estados onde a companhia tem atuação podem responder algumas questões prévias elaboradas pelo Tribunal ou escrever seus relatos para o e-mail ouvidoria@tcu.gov.br, ou ainda por um número de telefone gratuito, disponibilizado no site da corte federal.

Entre as perguntas, estão: se as ruas pavimentadas no município do participante são as mais movimentadas, se o material utilizado é de boa qualidade, e com que frequência novas obras são realizadas. Além disso, o TCU questiona se a pavimentação contribui para a valorização dos cidadãos.

Com base nas respostas do público, o Tribunal poderá avaliar a efetividade das obras de pavimentação e identificar possíveis falhas na gestão dos recursos públicos.

Desde 2018, a Codevasf tem recebido um grande volume de recursos públicos federais para pavimentação urbana. No entanto, o TCU e a Controladoria-Geral da União identificaram falhas na gestão das obras, como deficiências na seleção das vias a serem pavimentadas e na fiscalização.