Presidente do CCOR planeja ações para biênio 2015-2016

O novo presidente do Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil – CCOR, Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE), Hélio Parente, define o calendário de eventos que o órgão executará ao longo de seu mandato. Como parte desse trabalho esteve reunido, em Belo Horizonte, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Minas (TCE-MG), com a presidente do TCE mineiro, Conselheira Adriene Andrade, com o  presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio, e com o Conselheiro Corregedor do TCE-MG, Cláudio Terrão.
Nos próximos dois anos o CCOR irá promover a Maratona Hacker, o XIV Encontro do Colégio de Corregedores e Ouvidores – ECCOR, a II Feira de Controle Externo e XV ECCOR. Todos serão realizados no período 2015 e 2016.  A Maratona Hacker vai abrir o calendário de eventos do Colégio de Corregedores e Ouvidores.  Para tornar viável esse evento o presidente irá discutir o assunto, em Pernambuco,com o Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, Valdecir Pascoal.
A Maratona Hacker tem como tema a “Cidadania Digital e os Tribunais de Contas”. O Conselheiro Hélio Parente explica que a iniciativa possibilitará a ampliação do acesso à informação.  “Esse é um projeto destinado a jovens especialistas em programação, para que os dados dos tribunais de contas, que estão disponíveis na internet, possam ser mostrados de maneira inovadora, simplificada e moderna, de modo a facilitar o acesso”, destacou.  A ação irá contribuir para  maior transparência, favorecendo o exercício do controle social.

A nova gestão do CCOR pretende aplicar as diretrizes da Atricon, incentivar a implantação de ouvidorias e corregedorias nos tribunais decontas que ainda não as possuem, para que a ética e a transparência estejam mais evidentes no sistema de contas. Também faz parte das prioridades avaliar a qualidade dos serviços públicos por meio das manifestações recebidas pelas ouvidorias, possibilitando o desenvolvimento de um sistema de governança que analise as políticas desenvolvidas pelos entes oficiais.