Presidente do TCE-BA: “O bom controle deve brotar no ambiente da educação”

O controle social, aliado a uma educação de qualidade para os cidadãos, é fundamental para que os órgãos de controle fiscalizem com o apoio da sociedade e possam garantir boas obras, serviços e políticas públicas para as comunidades. Com essa mensagem, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo da Paixão Santos Araújo, abriu a entrevista concedida na manhã desta terça-feira (25.04) no programa “Acorda pra vida”, da Rádio Excelsior 840 AM, dirigido pelos radialistas Almir Santana e Edla Maiara.

O conselheiro-presidente levou ao conhecimento dos ouvintes a missão do TCE/BA, além de informar as atribuições, os projetos desenvolvidos pela Corte de Contas baiana para se aproximar da sociedade e os canais de comunicação para que o cidadão possa auxiliar o Tribunal na fiscalização dos recursos públicos. Como exemplo, citou o espaço “Fiscalização da Educação”, disponibilizado no Portal do TCE/BA como ferramenta de acesso a dados e informações relacionados ao acompanhamento e monitoramento da execução dos Planos de Educação com foco no estado da Bahia.

“Esse espaço surgiu da iniciativa da conselheira Carolina Costa e da equipe do seu gabinete, que tem se empenhado em aprimorar o controle externo na área da educação no nosso estado. É bom lembrarmos que a semente do bom controle deve brotar e se ramificar no ambiente da educação. Cidadãos críticos e bem formados podem e muito ajudar a combater a corrupção, auxiliando o TCE/BA a cumprir a sua função social”, ressaltou o presidente Inaldo Araújo, descrevendo para os ouvintes os programas Caravana da Ouvidoria, Ouvidoria vai à Escola e Casa Aberta, todos eles voltados à aproximação com a sociedade. O conselheiro também falou sobre os avanços no trabalho de auditoria da Casa de Contas, apresentando os Sumários Executivos de Atenção Básica à Saúde / Programa Bahia Saudável; Lei de Acesso à Informação; Defensoria Pública do Estado e Plano Plurianual (PPA)

No final da entrevista, o radialista Almir Santana elogiou o trabalho do TCE/BA em busca da transparência. “As instituições devem fazer a sua parte. E o TCE/BA, ao atender o nosso convite para explicar aos ouvintes o seu funcionamento, trabalha em favor da transparência, prestando um bom serviço aos cidadãos. Muito obrigado, presidente Inaldo”, concluiu o âncora da Excelsior 840 AM.