Presidente do TCE-RJ recebe Comissão da Atricon e revela que pediu rigor na autoavaliação sobre desempenho

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Marianna Montebello Willeman, orientou a sua equipe da Corte de Contas a ser o mais conservadora possível na autoavaliação de desempenho, no sentido de torná-la ainda mais rigorosa e, dessa forma, identificar mais fidedignamente os aspectos de seu trabalho que podem ser aprimorados. A conselheira destacou esta determinação ao dar as boas-vindas à Comissão de Garantia da Qualidade do Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), no Salão Nobre do Tribunal, no início da tarde desta segunda-feira (09/09).

A Comissão do MMD-TC, formada por integrantes da Atricon, visita o TCE-RJ entre segunda e quarta-feira (11/09) para justamente analisar as informações sobre a atuação dos diversos setores da Corte de Contas Fluminense. “Fiz questão de colocar todo o nosso efetivo inteiramente à disposição da Comissão da Atricon para que pudéssemos obter os indicadores mais reais em relação ao TCE-RJ. Recordo-me que ainda durante o processo de autoavaliação recomendei que o nosso corpo técnico fosse o mais conservador possível”, afirmou Marianna Willeman.

A presidente do TCE-RJ cumprimentou os membros da Comissão e participou de uma breve reunião, na qual o seu coordenador, conselheiro Edilson Silva, presidente do TCE-RO, salientou os pontos que vêm recebendo mais atenção do grupo este ano – o trabalho da Comissão junto aos tribunais de contas é realizado bienalmente. “São muitos os aspectos a serem avaliados, mas estamos nos concentrando naqueles que dizem respeito mais diretamente à atividade-fim dos tribunais de contas, que é o controle externo”, explicou.

O conselheiro também ressaltou a certificação da Fundação Vanzolini, da Universidade de São Paulo (USP). “Nós fazemos auditoria do trabalho da comissão interna do TCE-RJ que avaliou o MMD, mas também seremos auditados pela renomada Fundação Vanzolini. Isso, naturalmente, dá ainda mais credibilidade a todo este processo”, destacou.

Diretoria de Comunicação Social do TCE-RJ