Presidente e servidores do TCE mineiro são condecorados com a Medalha da Inconfidência

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Durval Ângelo, foi homenageado, nesta segunda-feira (21/4), na cidade de Ouro Preto, com a Medalha da Inconfidência, honraria concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país. Durval foi condecorado com a Grande Medalha.

A cerimônia, que inclui a transferência da capital para a cidade de Ouro Preto, que já foi sede administrativa de Minas Gerais, nos idos de 1823 a 1897, foi presidida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que, ao cumprimentar os presentes, exaltou o compromisso de Minas com os valores históricos, democráticos e, sobretudo, com a liberdade. A Solenidade, que iniciou às 10h,  contou com dois  momentos: a honra militar, na Praça Tiradentes, e a entrega da medalha, no Centro de Artes da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Além do presidente, o diretor-geral do TCE, Gustavo Vidigal, também foi condecorado com a Grande Medalha. A superintendente de Controle Externo, Jaqueline Lara Somavilla e a superintendente de Gestão e Finanças, Milena Brito, foram agraciadas com a Medalha de Honra. O procurador-geral, Thiago Fernandes Morais; a diretora da Secretaria do Pleno, Flávia Ávila Teixeira; o diretor de Segurança Institucional e Transporte, Michael Vieira Rosa; o diretor da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Rodrigo Marzano, bem como o diretor de Finanças, Eduardo Rodrigues Chaves, foram homenageados com a Medalha da Inconfidência.

Criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, a medalha é entregue anualmente em 21 de abril, Dia de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, movimento histórico, ocorrido no século XVIII e que teve a cidade de Ouro Preto como protagonista.

Veja, abaixo, fotos do evento.

Medalha da inconfidência 2025

Fonte: TCE-MG