O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) realizou no final da tarde desta quarta-feira (4) a entrega do Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim, a principal honraria da Casa. Quatorze personalidades receberam a comenda, em cerimônia realizada no Auditório Vivaldi Moreira.
Entre os homenageados estão o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, a presidente do TCE de Sergipe, conselheira Susana Maria Fontes Azevedo Freitas e a auditora de controle externo do TCE de Mato Grosso, Risodalva Beata de Castro.
Também receberam o colar o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, o comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais, capitão de Mar e Guerra Leonardo Navaes, o deputado federal Rogério Correia e as deputadas estaduais mineiras Beatriz Cerqueira e Marilene Alves “Leninha”, assim como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Ricardo Antônio Mohallem e o procurador-geral do Estado do Mato Grosso, Waldemar Pinheiro dos Santos.
Os prefeitos Márcio Ferreira Souto (Pedra Azul), José Bráulio Aleixo (Dom Silvério), Jorge Luiz Gomes da Costa (Volta Grande) e Eliton Luiz Moreira (Doresópolis) também foram agraciados com o colar do mérito.
Em seu discurso, o presidente do Tribunal de Contas mineiro, conselheiro Gilberto Diniz, enalteceu a presença das personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços ao Tribunal e ao sistema de controle da administração pública.
“A atividade pública possibilita a transformação da vida dos cidadãos. É o elo fundamental no atendimento pleno dos serviços essenciais prestados pelo estado à população. É o ato de construir, persistente e diotu0rnamente, uma sociedade melhor. É a atuação que requer conhecimento e coragem. Sim, devemos distinguir tal trabalho, ainda mais num tempo de criminalizar não somente da política, mas de toda a vida pública”, ressaltou.
O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo, foi o escolhido para discursar em nome dos homenageados durante a solenidade. “Agradeço efusivamente este Tribunal de Contas na pessoa do seu presidente, por nos agraciar com prestigiosa honraria, que guardaremos com grande consideração […] De nossa parte, ressalto que continuaremos nos empenhando com muita energia, com total comprometimento com as melhores práticas de governança, para tornar nossa Minas Gerais mais próspera igualitária e pacífica”, discursou o desembargador.
Após o evento, o presidente da Atricon agradeceu e valorizou a homenagem. “É com muita alegria e muita honra que recebo este Colar, uma conquista que compartilho com a Atricon e com todo o Sistema Tribunais de Contas. Nestes momentos podemos ver que estamos no caminho certo e assim seguiremos sempre buscando o aprimoramento do controle externo”, ressaltou Edilson Silva.
Fotos: Daniele Fernandes/TCEMG
Fonte: TCE-MG, com alterações