Presidente eleito do TCE-PI destaca importância do Tribunal para manter o equilíbrio da sociedade

Eleito nesta quinta-feira,16, para a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), o conselheiro Luciano Nunes destacou a importância das instituições no sentido de promover uma fiscalização eficiente para  afastar a sensação de impunidade que domina o país. “Estamos vivendo um momento no Brasil que todas as instituições, não só os Tribunais de Contas, têm efetivamente que tomar uma atitude muito firme no sentido de manter a sociedade num ponto de equilíbrio e de  respeito”, diz. “Não podemos deixar que anarquia e impunidade tomem conta da nação”, afirmou o conselheiro, que ocupa a presidência do TCE pela segunda vez.

 “Estou sendo eleito para este biênio com com absoluta humildade e absoluta convicção que eu preciso, junto com todo o Tribunal, os conselheiros, todos os procuradores, auditores e todos os demais servidores, exercer função intensa de fiscalização, principalmente preventiva”, afirma o presidente eleito. O conselheiro também falou sobre a burocracia brasileira que leva à impunidade pelo decurso de tempo. “Você pratica um desmando, daqui que seja apurado e punido já perdeu o sentido”, comenta.

 Segundo Luciano Nunes, a tendência dos órgãos de controle externo é “buscar agilidade para que haja efetivação nas suas ações e nos seus efeitos, eu tentarei absolutamente isso”.

 A legislação do TCE-PI determina que seja observado o critério de rodízio entre os conselheiros, sem reeleição para o mesmo cargo. A sessão de posse dos eleitos será realizada em dezembro deste ano, para que em 1º de janeiro de 2015 entrem em exercício.