Presidente do TCE-ES faz abertura do Encontro Técnico Nacional do Controle Externo da Receita

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Domingos Tafuner, fez, na manhã desta quarta-feira (16), a abertura do III Encontro Técnico Nacional do Controle Externo da Receita. O evento está sendo realizado no auditório do TCE-ES e segue até amanhã (17), com a participação de auditores de diversos tribunais de contas.

“Há 10 anos, quando fui presidente do Tribunal pela primeira vez, chamamos auditores do Rio de Janeiro para debatermos a fiscalização da receita. Acredito que tenha sido um embrião do evento que temos hoje. De lá para cá, já fizemos várias auditorias, foram dadas recomendações, determinações e observamos o aumento da receita nos municípios”, lembrou.

Taufner também ressaltou a importância da fiscalização sobre receitas para o equilíbrio fiscal dos Estados e municípios.

“Os tribunais de contas foram moldados para fiscalizar mais as despesas, mas o equilíbrio fiscal vem com equilíbrio entre receitas e despesas. Assim, torna-se igualmente relevante o monitoramento das receitas”, afirmou o presidente, concluindo sua fala desejando que os participantes tenham boas trocas de experiências no evento.

Dispositivo de abertura

Além de Taufner, compuseram o dispositivo de abertura o secretário-geral de Controle Externo do TCE-ES, Alexsander Binda; o secretário de Controle Externo de Contas, Romário Figueiredo; a coordenadora do Núcleo de Controle Externo de Auditorias e Gestão Fiscal, Mariza de Souza Macedo; e o diretor-jurídico do Sindicato dos Auditores de Controle Externo do Espírito Santo (Sindace-ES), Rodrigo Lamari.

Alexsander Binda o Encontro de Receita

Em sua saudação inicial, Binda ressaltou que faz 10 anos que a Corte de Contas mudou sua forma de atuar, passando a se preocupar mais com o rumo das políticas públicas. “A política pública tem como foco o cidadão, e nós, do Controle Externo, também devemos estar preocupados com os resultados que chegam para os moradores dos Estados e municípios”, disse.

“Mas nunca é demais ressaltar que para realizar as políticas públicas são necessários recursos. Então, é muito gratificante ver tantas pessoas participando deste encontro, pessoas pensando e contribuindo nesse tema”, concluiu.

Rodrigo Lamari no Encontro de Receita

Por fim, o representante do Sindace também saudou os participantes, lembrando que um dos objetivos do Sindicato é apoiar seminários, congressos e demais eventos relevantes para o Controle Externo. Lamari lembrou uma auditoria realizada em 2015 sobre a receita dos municípios capixabas.

“Na ocasião, foi criada uma equipe de auditoria composta por quatro auditores. E essa equipe levantou informações e dados de todos os municípios e, com base nisso, definiu boas experiências e pontos a serem aprimoradores. Quase 10 anos depois dessa iniciativa, é uma satisfação muito grande ver um debate dessa magnitude sobre o tema”, concluiu.

O Encontro

Visando abranger servidores e membros dos Tribunais de Contas do Brasil, o Encontro Nacional de Controle Externo da Receita é voltado aos auditores que atuam na temática, com o objetivo de difundir as fiscalizações e as atividades de Controle Externo executadas sob o assunto da receita entre os Tribunais de Contas brasileiros.  

Durante os dois dias de evento estão sendo realizados nove painéis de discussão, apresentados por servidores de Tribunais de Contas que exercem ou já exerceram atividades de controle externo na receita. 

As palestras estão abordando temas como auditorias financeiras em receitas, competências tributárias, gestão de finanças públicas e reforma tributária. Ao final do Encontro, espera-se ampliar o número de Tribunais de Contas dispostos a participar do grupo de discussão sobre controle externo da receita, assim como ampliar o número de facilitadores de ações de controle externo já executados, aproveitando o evento presencial para estreitar laços entre agentes (auditores, servidores e membros dos Tribunais de Contas) que trabalhem, trabalharão ou tem interesse de trabalhar com controle da receita. 

Veja aqui mais fotos do evento.

Resumo em tópicos
Abertura do evento pelo presidente do TCE-ES: O conselheiro Domingos Taufner abriu o III Encontro Técnico Nacional do Controle Externo da Receita, destacando a importância da fiscalização das receitas para o equilíbrio fiscal dos Estados e municípios, lembrando de discussões sobre o tema iniciadas há 10 anos no tribunal.
Participação de diversas autoridades: Além de Taufner, o dispositivo de abertura contou com autoridades como Alexsander Binda, Romário Figueiredo, Mariza de Souza Macedo e Rodrigo Lamari, que reforçaram a relevância do controle de receitas para políticas públicas eficazes.
Mudança de foco do TCE-ES: Alexsander Binda mencionou que há uma década o TCE-ES mudou sua abordagem, focando mais nos resultados das políticas públicas e no impacto direto dessas políticas na vida dos cidadãos, destacando a importância de recursos para sua implementação.
Histórico de auditorias: Rodrigo Lamari, representante do Sindace-ES, relembrou uma auditoria realizada em 2015 sobre a receita dos municípios do Espírito Santo, destacando a importância das boas práticas identificadas e da continuidade do debate sobre o tema.
Objetivos e atividades do Encontro: O evento, destinado a auditores de Tribunais de Contas de todo o Brasil, conta com nove painéis discutindo temas como auditorias em receitas e reforma tributária. O objetivo é ampliar a colaboração entre os tribunais e fortalecer ações de controle externo sobre a receita pública.

Fonte: TCE-ES