Os presidentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, e do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes, foram agraciados, nesta quarta-feira (21), com o Colar de Mérito de Contas do TCE-AM junto a outras autoridades públicas e personalidades.
A comenda foi entregue pela presidente da Corte de Contas amazonense, conselheira Yara Amazônia Lins. A distinção é concedida pela Corte a indivíduos que tenham contribuído de maneira notável para o aprimoramento da gestão pública, o fomento da transparência nas contas governamentais e a promoção da eficiência na utilização dos recursos públicos no estado do Amazonas. A homenagem reconhece o mérito e o compromisso dessas personalidades em prol do fortalecimento das práticas de boa governança e da responsabilidade fiscal na região.
Em coletiva de imprensa, Edilson Silva comentou sobre o sentimento de receber o Colar. “Ser agraciado com a maior das honrarias do TCE-AM muito nos honra e nos traz uma responsabilidade de continuar lutando pelo aprimoramento do Sistema de Controle Externo, pela melhoria dos serviços públicos, porque é o Tribunal de Contas um instrumento de cidadania que induz as políticas públicas para que elas alcancem sua efetividade”, afirmou o presidente da Atricon.
Ao fazer uso da palavra, o Conselheiro Edilberto Pontes enfatizou sua satisfação ao ser homenageado com a comenda do TCE-AM. “É uma alegria e uma honra receber o Colar do Mérito de Contas deste ilustre Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Para mim, é um momento muito significativo, pois essa distinção não é apenas um reconhecimento pessoal, mas ao trabalho coletivo realizado por tantas pessoas e instituições que se dedicam ao fortalecimento do controle externo no Brasil”, pontuou.
Também foram agraciados com a comenda do TCE-AM os Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM): Maria das Graças Pessôa Figueiredo, Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro, Délcio Luís Santos, Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho, Mirza Telma de Oliveira Cunha e Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques; o Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Desembargador Ailton Gentil; além do CEO da Rede Amzônica, Phelippe Daou Junior, e o Presidente da Rede Calderaro de Comunicação, Dissica Tomaz Calderaro.
* Com informações do TCE-AP e do IRB.