O projeto “TCEstudantil” do Tribunal de Contas de Mato Grosso recebeu a visita nesta terça-feira (11) de 122 portadores de deficiência auditiva e visual do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies).
Os visitantes são alunos e professores de 23 municípios mato-grossenses. Na oportunidade, o presidente do TCE-MT, conselheiro Waldir Teis, anunciou que o “Gibi” do Tribunal terá também uma edição em braille para atender ao público com deficiência visual.
Ao discursar na ocasião, o conselheiro e ouvidor-geral do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, disse que o Tribunal leva muito a sério a obrigação institucional de fazer chegar a todos os cidadãos informações sobre como os recursos públicos estão sendo utilizados.
“A análise e o julgamento das contas públicas são assuntos de interesse público e todos devem ter acesso a esse tipo de informação, inclusive pessoas com deficiência auditiva ou visual”, disse o ex-presidente da Atricon.
Lembrou que no ano 2000, quando era secretário de Educação do governador Dante de Oliveira, articulou com o próprio a criação do Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente, daí a sua relação com a matéria.
Para o presidente Valdir Teis, tratou-se de uma visita “histórica” para a instituição, que sempre tem buscado ampliar seus canais de comunicação com a sociedade. Durante a visita, a sessão plenária foi traduzida para os deficientes auditivos em Linguagem Brasileira de Sinal (Libras).
De acordo com a assessora de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo, “esta é a primeira vez que o TCEstudantil conta com uma turma formada por alunos especiais e isso mostra que a instituição está comprometida em oferecer as condições para que todos possam participar da democracia, uma vez que o cidadão precisa de informações e conhecimentos para que possa cobrar dos gestores públicos resultados satisfatórios à sociedade”.
MUNICÍPIOS – Participaram estudantes de 23 municípios, sendo eles: Diamantino, Rosário Oeste, Araputanga, Comodoro, Juara, Reserva do Cabaçal, Poconé, Chapada dos Guimarães, Campinápolis, Cáceres, Nova Marilândia, Peixoto de Azevedo, Santo Afonso, Lucas do Rio Verde, Terra Nova do Norte, Nobres, Coqueiral, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Jaciara, Várzea Grande e Cuiabá.