Projeto pretende mapear a influência da gestão escolar na qualidade da educação

Acordo assinado entre a Atricon e a organização Dados para um Debate Democrático em Educação (D3e) prevê a realização de pesquisa para identificar as influências da forma de seleção e da formação de diretores escolares na qualidade da educação ofertada nas escolas públicas. O projeto tem a participação do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa. A parceria estabelece ainda a realização de atividades de capacitação, intercâmbio e cooperação técnico-científica.

Segundo o presidente da Atricon, Cezar Miola, além de identificar os fatores da gestão escolar que beneficiam no desempenho dos estudantes, a intenção do projeto é disseminar as boas práticas mapeadas para que sirvam de referência para outros gestores e profissionais que atuam na área pública”, disse. A iniciativa, reforça o presidente, faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelos órgãos de controle voltadas à análise de políticas públicas.

O coordenador do projeto na Atricon, conselheiro Fabrício Macedo Motta (TCM-GO), ressalta a importância da identificação das diversas formas de escolha de diretores de escolas, dos investimentos públicos na qualificação desses profissionais e dos reflexos desses fatores na qualidade da educação pública. Para o conselheiro, a parceria para a realização da pesquisa confirma o reconhecimento de que os Tribunais de Contas possuem também uma relevante atuação indutora da eficiência e efetividade das políticas públicas.

O acordo destaca ainda que a participação dos Tribunais de Contas se dará por adesão. Em breve, a Atricon enviará um comunicado aos órgãos de controle detalhando as etapas da iniciativa.

Leia a integra do acordo aqui.

Saiba mais sobre a D3e em https://d3e.com.br/.