Qualidade e Agilidade dos TCs (MMD-QATC) avança

ReuniãoQATC_TCE-PE (3)Na semana de 2 a 6 de fevereiro, a Comissão Técnica designada pela Presidência da Atricon para coordenar a implantação da 2ª fase do Projeto Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas, agora denominado Marco de Medição da Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (MMD-QATC), reuniu-se em Recife para concluir mais uma etapa do processo.

Na pauta, a definição da proposta do regulamento que irá orientar a implantação do projeto e o planejamento das ações para 2015. O plano inclui o treinamento dos servidores dos Tribunais que irão participar da autoavaliação institucional, bem com a programação das demais atividades, prazos e responsáveis. A aplicação da metodologia finaliza com a certificação de qualidade, a cargo da Comissão Técnica da Atricon.

Faça AQUI o download do MMD-QATC2!

“O sentimento da equipe é que estamos participando de um momento histórico na evolução dos Tribunais de Contas”, disse o conselheiro substituto Jaylson Campelo, um dos coordenadores do projeto no âmbito da Atricon, que esteve a frente do encontro. “A consolidação do MMD-QATC, com os aprimoramentos incorporados pelo alinhamento metodológico com o SAI-PMF (Intosai) e Resoluções – Diretrizes da Atricon – nos coloca ao que há de mais moderno na avaliação do desempenho institucional de entidades públicas”, concluiu.

Para o presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, “o processo prenuncia um tempo ainda mais profícuo para os Tribunais de Contas, com a possibilidade de ações de melhoria baseadas em um conhecimento aprofundado dos nossos processos internos e dos impactos de nossas atividades na sociedade”. O presidente lembrou ainda que a proposta do regulamento, construída aqui em Recife, será submetida ao referendo da direção, em reunião programada para o próximo mês de março, em Brasília.

O encontro em Recife contou, ainda, com a participação do conselheiro Edilson Silva (TCE-RO) e dos técnicos Gislaine Fernandes (TCE-MG), Risodalva Castro (TCE-MT), Luiz Genédio (TCDF) e Rômulo Lins (TCE-PE).