Começa nesta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro, o curso “Quantificação de benefícios gerados pelos Tribunais de Contas”, uma capacitação direcionada a membros dos Tribunais de Contas, Secretários de Controle Externo e técnicos da área de Tecnologia da Informação. O objetivo é que eles estejam aptos a aferir o nível de efetividade dos Tribunais de Contas; identificar subsídios para a tomada de decisões estratégicas e demonstrar à sociedade os efeitos das ações desenvolvidas pelos órgãos de controle de forma objetiva e transparente. A atividade é promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil em conjunto com a Corte de Contas do Município do Rio de Janeiro, CNPTC, Instituto Rui Barbosa e Abracom. O presidente da Atricon, Cezar Miola, destaca o objetivo do encontro no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.
O curso vai trazer exemplos de experiências exitosas do Tribunal de Contas do município do Rio de Janeiro e de outras iniciativas. O presidente do CNPTC e do TCMRio, conselheiro Luiz Antonio Guaraná, ressalta, na reportagem, o impacto da atividade em âmbito nacional. Já o presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Pontes, traz exemplos de como é possível quantificar os benefícios gerados pelos órgãos de controle.
A partir do conhecimento técnico, o curso pretende possibilitar a implantação, em âmbito nacional, da metodologia do Manual de Quantificação de Benefícios da Atricon, como forma de fortalecimento da imagem do Sistema Tribunais de Contas perante a sociedade e de demonstração do impacto positivo da atividade de controle.