Questionário de governança do TCU é respondido por 73% do público-alvo catarinense

Santa Catarina conseguiu atingir a meta estabelecida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) de 70% de retorno dos questionários eletrônicos de governança, levantamento para buscar informações sobre boas práticas de governança pública e gestão de aquisições e seus reflexos na sociedade. O público-alvo eram representantes de prefeituras, câmaras, secretarias estaduais, gabinete do governador, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC). Dos 611 gestores convidados a participar da pesquisa, 448 (73,32%) completaram os questionários.
A Diretoria de Planejamento e Projetos Especiais do TCE/SC foi a responsável por esclarecer dúvidas dos gestores do Estado. As informações coletadas por meio do levantamento serão consideradas sigilosas, sendo publicadas apenas de forma consolidada, de modo que não sejam identificadas as respostas individuais das organizações participantes. Após divulgado o diagnóstico, cada organização receberá relatório que permitirá comparar seu desempenho com a média do segmento em que se encontra inserida e de toda a Administração Pública. Os dados poderão ser aproveitados pelos gestores no processo de planejamento institucional.
O levantamento de governança vem sendo realizado pelo TCU e entidades parceiras desde 2007 na esfera federal. Neste ano, pela primeira vez, os questionários também foram aplicados no âmbito estadual e municipal. O objetivo é contribuir para a melhoria do desempenho das organizações públicas e, consequentemente, dos serviços prestados à sociedade.
A iniciativa do TCU contou com a parceria do Instituto Rui Barbosa (IRB) — Associação Civil de Estudos e Pesquisas dos Tribunais de Contas —, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e dos tribunais de contas dos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins e dos tribunais de contas dos municípios da Bahia, do Ceará, de Goiás e da cidade do Rio de Janeiro.