A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil promoveu, na última semana, a capacitação de auditores para o ciclo de avaliação bienal do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas.
O chamado MMD-TC é uma ferramenta de avaliação criada pela Atricon com objetivo de medir e melhorar o desempenho dos órgãos de controle externo brasileiros, responsáveis pela fiscalização e controle das contas públicas.
A ferramenta utiliza uma série de indicadores e critérios para avaliar a eficiência, eficácia, e transparência das atividades dos Tribunais de Contas. O ciclo deste ano passou por uma revisão completa, somando 469 diretrizes. Elas permitem identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias, além de promover a troca de boas práticas entre as cortes.
As equipes que passaram pelo treinamento vão enfrentar uma auditoria externa e certificação pela Fundação Vanzolini em 2024, garantindo a qualidade dos resultados. Outra novidade diz respeito à automação dos documentos e informações de todo o processo de avaliação, que serão enviados à Atricon via Sistema Aprimore, desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Rondônia e utilizado desde o ciclo 2022.