Foi lançado na última semana o Relatório Anual de Desmatamento do MapBiomas, iniciativa colaborativa formada por uma rede de instituições que inclui ONGs, universidades e empresas de tecnologia. O documento apresenta uma análise dos dados relacionados à preservação e desmatamento nos biomas do Brasil.
Os resultados apontaram uma redução de 11,6% na taxa de desmate do país. Os dois biomas mais extensos – a Amazônia e o Cerrado – somam mais de 85% da área total desmatada.
O vice-presidente Executivo da Atricon e presidente do TCM de Goiás, Joaquim de Castro, participou do evento de divulgação do relatório. No boletim que foi ao ar na Rádio Justiça ele enfatizou o papel que os Tribunais de Contas têm no combate à destruição das florestas.
Desde 2022, a Atricon, em parceria com o MapBiomas e a Transparência Internacional Brasil, assinou um Acordo de Cooperação Técnica para promover o uso dos dados da plataforma MapBiomas pelos Tribunais de Contas.
No último ano, lançaram um Guia de Controle Externo da Gestão Florestal e disponibilizaram aos órgãos de controle o MapBiomas Alerta, uma ferramenta pública que oferece informações atualizadas sobre alertas de desmatamento em todo o país.