Rádio Justiça: Fiscalização do TCE-SP encontra problemas em 69% dos veículos usados para transporte escolar

Auditores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo fiscalizaram 393 escolas municipais e estaduais e encontraram problemas alarmantes de infraestrutura e na oferta do serviço de transporte escolar.

Cerca de 39% das unidades escolares apresentavam situações como goteiras, infiltrações, falta de telhas, rachaduras, presença de mofo e bolor nas paredes.

No transporte, houve registro de bancos e assentos quebrados, cintos de segurança deteriorados; ausência de extintores de incêndio e equipamentos vencidos; pneus carecas e Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo irregulares. Também foram flagrados veículos circulando com lotação acima da capacidade.

Essa foi a terceira ação do tipo em 2022 e envolveu 392 agentes do TCE de São Paulo. Auditores vistoriaram a infraestrutura das escolas, o fornecimento de água, manutenção e limpeza dos ambientes, salas de aulas, banheiros, cozinhas, locais de convivência, pátios e quadras esportivas.

A vistoria incluiu, ainda, inspeções em transporte escolar, uniformes, equipamentos, materiais didático-pedagógicos e computadores com acesso à internet.

Todas as prefeituras e órgãos estaduais serão notificados pelo Tribunal de Contas a corrigir e prestar esclarecimentos detalhados sobre cada caso.

Escute a reportagem que foi ao ar na Rádio Justiça.