Rede STI realiza reunião durante o Enastic Controle

A Rede de Secretários de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Contas (Rede STI) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) realizou reunião técnica, no último dia 13 de agosto, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília (DF). O encontro foi agendado para preceder o Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação das Instituições de Controle (Enastic Controle 2025), contando com a participação dos secretários presentes no evento.

O objetivo da reunião foi alinhar estratégias e fortalecer a colaboração entre as Cortes de Contas. Foram discutidas questões para o desenvolvimento tecnológico do Sistema de Controle, como a normatização da Inteligência Artificial nos Tribunais de Contas, o lançamento do novo catálogo de soluções de IA generativa e o compartilhamento de boas práticas para fortalecimento da governança de TI.

A Rede STI, formalizada pela Portaria nº 062-2024, representa um avanço na cooperação tecnológica entre os Tribunais de Contas brasileiros, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, a padronização de processos e o desenvolvimento colaborativo de soluções para modernizar o controle externo no Brasil.

Enastic Controle 2025

Realizado entre os dias 13 e 15 de agosto, o Enastic Controle é uma iniciativa promovida pelo J.Ex em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU). Com foco específico nos desafios e oportunidades da transformação digital no setor público, o evento foi um espaço estratégico de atualização, articulação e compartilhamento de soluções inovadoras para dirigentes e especialistas das áreas de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Contas e de outros órgãos de controle.