Representantes de TCs participam de capacitação sobre combate à corrupção e lavagem de dinheiro

Conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores de contas e servidores de Tribunais de Contas brasileiros receberão orientações sobre procedimentos de combate à corrupção e lavagem de dinheiro em capacitação programada para esta semana, 25 a 27 de setembro, a ser realizada no auditório do TC-DF, em Brasília. A atividade faz parte da programação nacional da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo, criada pela Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

A capacitação foi organizada pela Atricon em parceria com a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e Instituto Rui Barbosa (IRB). Das 90 vagas oferecidas, 30 serão preenchidas por juízes, procuradores de justiça, auditores fiscais, analistas e servidores de outras instituições. As outras 60 foram reservadas para representantes de Tribunais de Contas.

A ENCCLA é uma ação articulada de Estado, concebida e criada em 2003. Vinculada ao Ministério da Justiça, extrapola as barreiras do Governo Federal e hoje é uma ação do Estado brasileiro (todos os Entes) neste combate. Reúne entidades representativas das mais variadas, como Abin, AGU, CGU, TCU, STJ, STF, CNJ, CNMP, CNPG, CADE, COAF, CVM , BACEN, BB, CEF, Câmara dos Deputados, Conselho Nacional de Chefes de Polícia, Polícia Federal, MPF e MP de vários Estados, INSS, órgãos do Governo Federal, Associação da Polícia Federal, Associação dos Juízes Federais, dos Magistrados Brasileiros, dos procuradores da república etc.

A capacitação a ser realizada no Auditório do TC-DF faz parte do PNLD – Programa Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, criado pela ENCCLA em 2004 e que já capacitou mais de 11 mil pessoas em 26 Unidades da Federação. Esse é o primeiro treinamento dirigido para Tribunais de Contas e, um outro evento semelhante já está acordado para ser realizado no primeiro semestre de 2014.

 

Leave a Reply