Em uma nova fase do Programa Nacional de Transparência Pública, controladores internos de todo o Brasil receberam um atendimento técnico especializado para sanar as dúvidas que surgiram em relação à nova ferramenta utilizada para avaliar a transparência ativa de portais públicos: o sistema AVALIA.
Cerca de cem profissionais participaram simultaneamente do encontro. Um dos coordenadores da atividade foi o analista de Tecnologia da Informação, William Gomes Pereira Junior, que explica a funcionalidade da ferramenta no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.
O Programa Nacional de Transparência Pública está em seu segundo ciclo de desenvolvimento e conta com a participação de todos os Tribunais de Contas do Brasil. O auditor público externo Volmar Bucco Junior destaca, no boletim, as principais dúvidas sanadas no encontro técnico, do qual foi coordenador.
Após a análise dos técnicos dos Tribunais de Contas, cada portal público será classificado conforme o percentual de critérios atendidos. Ao final do ano, as informações serão consolidadas no Radar da Transparência Pública Nacional, um portal em que é possível consultar a situação de cada instituição fiscalizada.
O PNTP é promovido pela Atricon com os Tribunais de Contas do Estado de Mato Grosso e da União, com apoio do Instituto Rui Barbosa, da Abracom, CNPTC e Conaci.