Reunião da Rede Estadual de Ouvidorias no TCE-RO apresenta orientações para o período eleitoral

Integrantes da Rede Estadual de Ouvidorias (REOUV) participaram, nessa quinta-feira (25), de uma reunião na sede do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), com o intuito de discutir assuntos inerentes aos trabalhos realizados pelo grupo ao longo do ano e, especificamente, sobre o atual período eleitoral.

Além da Ouvidoria do TCE-RO, o encontro contou com a participação de representantes das Ouvidorias do Estado, do Município de Porto Velho, das Secretarias Estaduais de Educação (Seduc) e da Justiça (Sejus), da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), além da Controladoria Geral da União – Superintendência Rondônia (CGU-RO).

A convite da Rede, estiveram presentes também a Diretora Geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Lia Maria Lopes, e o Procurador Regional Eleitoral, Bruno Chaves.

Participaram ainda representantes da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) e do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO).

PAUTA

Em um primeiro momento, foram discutidas questões relativas a normativos, grupos de trabalho, termos e cronogramas a serem desenvolvidos, entre outros assuntos pertinentes aos integrantes da Rede Estadual de Ouvidorias.

Questões envolvendo vedações a agentes públicos no período eleitoral foram objeto da reunião dessa quinta-feira

No segundo momento, os agentes públicos convidados puderam discutir, junto aos integrantes da Rede, questões relativas ao atual período eleitoral, no sentido de promover orientações gerais aos servidores quanto a vedações e condutas a serem adotadas no âmbito interno das instituições as quais pertencem.

Nesse sentido, a Ouvidoria do TCE-RO, por seu servidor Felipe Lima Guimarães, apresentou medidas que têm sido adotadas pelo órgão, a exemplo da Recomendação nº 004/2022 e da Decisão nº 97/2022, ambas subscritas pela Corregedoria Geral e resultado de reunião conjunta envolvendo a Ouvidoria e Corregedoria, no sentido de destacar as vedações aos servidores do Tribunal nesse período.

“Nesses normativos, são destacadas orientações gerais acerca de vedações, como o uso de camisetas, bottons no âmbito da Corte, assim como de veículos plotados com propagandas políticas no estacionamento oficial, entre outros pontos”, mencionou Felipe Lima.

Fonte: TCE-RO