Reunião do CCTCs destaca o uso de IA nas ações de fiscalização

Nesta segunda-feira (21), o Comitê de Comunicação da Associação dos Tribunais de Contas (CCTCs) reuniu-se com o vice-presidente de relações institucionais do Instituto Rui Barbosa (IRB) e conselheiro do TC de Minas Gerais, Sebastião Helvécio. No encontro, o conselheiro destacou a necessidade da utilização da inteligência artificial (IA) nas ações de fiscalização dos órgãos de controle. “O software Suricato, desenvolvido pelo TCE-MG, é um exemplo de como a análise de dados potencializa o acompanhamento preventivo do uso dos recursos públicos”, disse.

O Suricato realiza a análise de banco de dados definidos pelos técnicos dos TCs com o objetivo de otimizar de forma prévia as ações de fiscalização. Sebastião Helvécio ressaltou, ainda, a necessidade das Escolas dos Tribunais de Contas promoverem a qualificação de servidores e dos jurisdicionados quanto à utilização de inteligência artificial no setor público. Para o supervisor do CCTCs e conselheiro do TC do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, “a adoção de ferramentas de tecnologia no controle impõe agilidade e permite uma atuação preventiva mais robusta”.

O CCTCs é uma iniciativa do IRB e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O grupo se reúne semanalmente para debater ações e boas práticas ligadas ao controle externo que poderão ser exploradas em canais de comunicação. Integram o Comitê os jornalistas Marcos Sabino (coordenador), Alexsander Soares (coordenador adjunto), Ridismar Moraes, Sandra Durau e Priscila Oliveira (assistentes), Raoni Ricci (TCE-MT), Marcos Navarro (TCE-BA), Elvis Chaves (TCE-AM), Luiz Carlos Mendes (TCE-MG) e Renyere Trovão (Sul/TCE-PR).

Texto: Priscila Oliveira