Uma reunião realizada na última quarta-feira (17) aproximou a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) de mais uma experiência exitosa com inteligência artificial. Na ocasião, técnicos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) apresentaram o sistema ANIA — Assistente Natural de Inteligência Artificial — ao grupo designado pela Atricon para o projeto de desenvolvimento e disseminação da inteligência artificial no Sistema Tribunais de Contas (IA – Atricon).
O projeto da Atricon já conheceu experiências do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Contas da União (TCU) e segue buscando novas aproximações. Na reunião desta semana, a diretoria da Atricon foi representada pelo vice-presidente de Relações Jurídico-Institucionais, Carlos Neves, que coordena o projeto IA-Atricon.
A demonstração dos sistemas desenvolvidos pela equipe do departamento de Tecnologia da Informação da Corte paulista foi conduzida pelo diretor Fábio Xavier e sua equipe. Baseada na mesma tecnologia do ChatGPT, a ANIA agiliza a atuação de servidores com sua capacidade de responder perguntas sobre conteúdos de arquivos do TCE-SP, elaborar resumos e análises e organizar documentos por tópicos.
O vice-presidente Carlos Neves valorizou a reunião e afirmou que, a partir desta experiências, a entidade poderá expedir orientações, recomendações e pensar em produções colegiadas entre todos os Tribunais. “Para a gente é muito importante conhecer esse desenvolvimento da inteligência artificial, uma área moderna que tem sido foco de muitas discussões. A ANIA tem etapas muito claras, o que ajuda muito na experiência que poderá ser repassada para todos os TCs do país”, afirmou.
Pela Atricon, participou ainda o secretário Executivo do Projeto IA-Atricon, João Dias de Sousa Neto. Servidores dos Tribunais de Contas dos Estados de Rondônia (TCE-RO), de Mato Grosso (TCE-MT), de Pernambuco (TCE-PE), do Espírito Santo (TCE-ES) e do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) também acompanharam a apresentação.
Após a apresentação dos sistemas, o vice-presidente de Relações Jurídico-Institucionais da Atricon, Carlos Neves, se reuniu com o presidente do TCE-SP, Renato Martins Costa, para discutir sobre o intercâmbio tecnológico nos Tribunais de Contas do país.